Cotidiano

Alto índice de desistência fecha cursos técnicos em Cascavel e região

Dos 18 cursos ofertados pelo NRE, 16 estão passando por análise e dois foram cancelados

Cascavel – Os moradores de Cascavel e região que têm interesse em um curso técnico gratuito, ofertado pelo NRE (Núcleo Regional de Educação) estão correndo o risco de ficar sem turma, pelo menos neste semestre. Isso porque, dos 18 cursos ofertados pelo NRE, 16 estão passando por análise e dois foram cancelados.

O motivo é o alto índice de evasão, que ultrapassa os 25% estipulados pela Seed (Secretaria Estadual de Educação).

“Este índice diz respeito aos cursos subsequentes, ou seja, aqueles que são destinados a quem já terminou o ensino médio”, explica a responsável pela educação profissional do NRE de Cascavel, Dilce Maria Simões dos Santos. Cascavel conta hoje com 3.040 alunos matriculados no ensino profissionalizante, destes, 1.278 estão no ensino subsequente.

Para abertura de turma são necessários no mínimo 35 alunos, além de atender alguns critérios, como aceitação e a evasão.

“São vários os fatores que influenciam na evasão. Como a maioria dos cursos são ofertados no período da noite, tem muita gente que desiste por conta do trabalho, pois fica o dia todo fora de casa e tem que ir direto para a aula”, explica Dilce.

O transporte, o desemprego e a constituição de família também são motivos que influenciam neste índice.

(Com informações de Nathalia Lehnen)