Cotidiano

Alta de juros nos EUA está ?relativamente próxima?

2016 944718724-201610120603425621_AP.jpg_20161012.jpgWASHINGTON – Diversos membros do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) avaliam que está ?relativamente próximo? o momento de elevar os juros, caso a economia dos país continue se fortalecendo, conforme minuta, publicada nesta quarta-feira, do último encontro de seu comitê de política monetária, em 21 de setembro.

Na ocasião, três dos dez membros membros votantes defenderam o início do aperto. Porém, ainda há dúvidas sobre o mercado de trabalho e a inflação, informa o documento.

A presidente da autoridade monetária, Janet Yellen, vem sofrendo pressão de parte de seus colegas para começar a elevação da taxa, atualmente entre 0,25% e 0,5%. Ela deve fazer um discurso em Boston na sexta-feira.

O aumento dos juros nos EUA interefere na liquidez global e, portanto, nas condições dos mercados emergentes, que vêm passando por valorização graças à disponibilidade de recursos. Na medida em que a taxa americana sobe, porém, o diferencial de ganhos diminui um pouco. Investidores passam a aportar parte de seus recursos em ativos do mercado americano e, para isso, resgatam capitais dos emergentes. Por isso, a tendência é de alta do dólar.

O mercado avalia que as chances de a elevação dos juros começar em dezembro são de 70%.

Em discurso no último domingo, o vice-presidente do Federal Reserve, Stanley Fischer, afirmou que a criação de emprego nos Estados Unidos permanece sólida e o crescimento deve ganhar força na segunda metade do ano. Nesta quarta-feira, contudo, o Departamento do Trabalho informou que a abertura de vagas de emprego caiu para o menor nível em oito meses em agosto.