Cotidiano

Alemanha recebeu 890 mil requerentes de asilo em 2015

201609290918415229_AFP.jpg

BERLIM ? Epicentro da crise migratória na Europa, a Alemanha recebeu 890 mil requerentes de asilo em 2015, informou o governo nesta sexta-feira. O número é inferior à estimativa anterior de 1,1 milhão de refugiados que teriam chegado ao país no ano passado. Neste ano, já são 210 mil as pessoas que pediram abrigo no território alemão, em fuga das guerras e da pobreza em seus países de origem.

Do número total do ano passado, 820 mil foram registrados efetivamente como requerentes de asilo; 50 mil deixaram o país após o registro e 20 mil são menores de idade desacompanhados que ainda não apresentaram um pedido, afirmou o ministro do Interior, Thomas de Maizière.

A chegada desta quantidade de migrantes em 2015, um recorde, provocou tensão no departamento do governo responsável por processar as solicitações de asilo. Parte da população alemã rejeita a política de recepção da chanceler Angela Merkel e do seu governo de coalizão, que há um ano abriram as portas aos refugiados.

? Concordamos em dizer que esta situação não pode se repetir ? advertiu Maizière. ? É por isto que tomamos muitas medidas a nível nacional, europeu e internacional para reduzir significativamente e de maneira duradoura a quantidade de futuros solicitantes de asilo, cumprindo ao mesmo tempo com nossas responsabilidades humanitárias.

No final de agosto, a Agência Federal para os Migrantes e os Refugiados informou que o país receberia em 2016 até 300 mil solicitantes de asilo. O número equivale a um terço do registrado em 2015.