Cotidiano

Alemanha quer acelerar saída de migrantes que tiveram asilo rejeitado

FILES-GERMANY-ATTACK-SECURITY-POLITICSBERLIM ? O ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, revelou nesta terça-feira as grandes linhas de uma reforma dos serviços de segurança para corrigir as falhas expostas com o atentado contra a feira natalina em 19 de dezembro em Berlim.

Em um artigo publicado no jornal ?Frankfurter Allgemeine Zeitung?, o ministro conservador insiste na necessidade de reforçar os poderes do Estado Federal em termos de inteligência interna e acelerar o envio reenvio de migrantes que tiveram rejeitado um pedido de asilo.

Também propõe reforçar a ação até agora limitada da polícia federal e criar um centro de crise encarregado de coordenar os diferentes serviços envolvidos nos temas migração e antiterrorismo.

Na Alemanha, desde o fim do Terceiro Reich, as competências em termos de polícia ou vigilância são compartilhadas pelos 16 Estados regionais e o Estado federal.

?O governo federal não tem competência para catástrofes em escala nacional como o atentado de 19 de dezembro que deixou 12 mortos?, escreveu o ministro. ?As competências na luta contra o terrorismo internacional não estão concentradas?, lamentou.