Cotidiano

Alemanha intensifica controle de fluxo migratório na fronteira com a Suíça

2015_847143355-20150907110801362rts.jpg_20150907.jpg ZURIQUE ? A Alemanha reforçou o controle da fronteira com a sua vizinha ao Sul, a Suíça, para sufocar o fluxo de imigrantes ilegais. Segundo o ministro das Finanças suíço, Ueli Maurer, neste domingo, é evidente que a Alemanha retirou seu tapete de boas-vindas aos refugiados que tentam chegar ao país.

Mais de um milhão de pessoas que fogem da guerra e da pobreza no Oriente Médio, na África e em outros lugares chegaram à Alemanha no ano passado. Desde então, o clima de tensão vem aumentando no país, sobretudo após uma série de ataques no mês passado. Três destes episódios foram realizados por imigrantes.

A Suíça já adotou restrições a migrantes ? muitos deles africanos ? que tentam entrar pelo Sul a partir da Itália depois de atravessar o Mediterrâneo. Grupos humanitários examinam se a postura viola as convenções de direitos humanos, que as autoridades suíças afirmam estar protegendo.

Maurer ? que, como ministro das Finanças, supervisiona as guardas de fronteira ? usou a postura alemã para justificar a própria decisão de enviar de volta à Itália até mil migrantes por dia. Eles tentavam atravessar para a Alemanha ou para outros pontos do Norte da Europa sem documentos válidos e sem pedir asilo na Suíça.

? A Alemanha está consistentemente reforçando sua fronteira com a Suíça ? disse Maurer.

O principal caminho de trânsito para a Alemanha no ano passado foi a rota das Balcãs através da Áustria. Mas, como os controles nas fronteiras têm sido intensificados, mais pessoas estão viajando através do Mediterrâneo e Itália.