Cotidiano

Alemanha amplia investigação sobre emissões de veículos para incluir Porsche

BERLIM – Os reguladores alemães estão investigando se a Porsche ? marca de luxo da Volkswagen ? manipulou ilegalmente dados de economia de combustível de veículos, o que poderia abrir uma nova frente no escândalo de emissões de poluentes de carros a diesel do grupo alemão. O Ministério dos Transportes e o órgão federal do setor estão verificando se a Porsche instalou dispositivos que identificavam se o carro estava sendo testado para consumo de combustível e emissão de dióxido de carbono, informaram representantes das duas agências na quinta-feira. Esse tipo de tecnologia pode falsificar resultados, fazendo com que os carros pareçam mais eficientes no uso de energia durante os testes.

A Porsche nega as acusações, disse um porta-voz da marca à Bloomberg, acrescentando que a empresa está cooperando inteiramente com as autoridades no inquérito.

A Volkswagen já resguardou US$ 19,7 bilhões para multas e despesas relacionadas após admitir em setembro do ano passado que alterou 11 milhões de veículos movidos a diesel para fraudar testes de emissões. A revelação aumentou a vigilância sobre emissões de automóveis por parte de reguladores ao redor do mundo.

A revista alemã ?WirtschaftsWoche? relatou que fontes próximas vazaram a informação da suposta fraude ao Ministério dos Transportes. Segundo a reportagem, alguns carros podem detectar se estão em pontos de teste com base na falta de movimento do volante durante a operação. As autoridades alemães começaram uma investigação similar mirando a Audi em novembro, informou a publicação.

A Porsche afirmou que a tecnologia que permite a captação do movimentos do volante em seus carros é usada para aprimorar o desempenho do veículo durante a direção e não tem relação com testes de emissão de gases.

Desde o início do escândalo no ano passado, as ações da VW já recuaram quase 20%, reduzindo o valor de mercado da empresa a ? 67 bilhões.