Cotidiano

Alckmin diz que sua vida pública é pautada por honestidade

SÃO PAULO ? Citado na delação da Odebrecht, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reagiu as acusações na manhã desta segunda-feira dizendo que tem quase 40 anos de vida pública pautada pela ?honestidade, trabalho e muita dedicação? e que apoia as investigações.

? Eu queria deixar claro uma coisa: tenho quase 40 anos de vida pública pautada pela honestidade, trabalho e muita dedicação. As campanhas eleitorais estão rigorosamente dentro da lei, devidamente registradas e aprovadas ? disse o governador, após participar de cerimônia em que foi divulgado o projeto de reconstrução e restauração do Museu da Língua Portuguesa, no centro da capital paulista.

De acordo com reportagem do jornal ?Folha de S.Paulo? publicada na sexta-feira, executivos da empreiteira afirmaram à força-tarefa da Lava-Jato, em Brasília, que repassaram R$ 2 milhões em dinheiro vivo, por meio de caixa dois, às campanhas de 2010 e 2014 do governador por meio de intermediários: o cunhado Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama Lu Alckmin, e o atual secretário de Planejamento do governo paulista, Marcos Monteiro.

Em nota enviada naquele dia, a assessoria do governador afirmou que somente os tesoureiros oficiais do comitê eleitoral foram autorizados pelo governador a arrecadar fundos para sua campanha.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de as delações afetarem o governo do presidente Michel Temer, Alckmin disse que a discussão “não tem sentido” e que a agenda do governo federal deve ser focada na retomada da economia.

? A investigação deve seguir o seu curso, mas o foco agora deve ser outro: emprego, emprego, renda, renda. A agenda da retomada econômica é o foco. Temos 12 milhões de desempregados e 6 milhões vivendo de subemprego que dependem disso ? completou.