Cotidiano

Al-Shabaab explode carro-bomba contra restaurante em praia da Somália

MOGADÍSCIO ? Combatentes do Al-Shabaab detonaram um carro-bomba contra um restaurante em Mogadíscio, capital da Somália. O grupo reivindicou a autoria do ataque, que foi confirmado pela polícia nesta quinta-feira, e há relatos de uma intensa troca de tiros. Teme-se que haja um grande número de vítimas fatais, mas ainda não há números precisos sobre feridos ou mortos.

? Um carro-bomba explodiu no restaurante litorâneo Banadir, na praia de Lido, e há trocas de tiros. Não temos mais detalhes por enquanto ? disse o policial Ahmed Ibrahi à imprensa.

O Al-Shabaab já realizou uma série de ataques na Somália. Em janeiro, outro ataque dos combatentes a um restaurante da mesma praia matou 16 pessoas.

? Nós atacamos o restaurante Banadir e agora nossos combatentes estão lutando dentro do local ? disse o porta-voz do grupo, Abdiasis Abu Musab.

No domingo, mais de 20 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas quando membros do Al-Shabaab detonaram dois carros-bomba perto da sede do governo na cidade de Galkayo, região central da Somália, segundo a polícia.

Confrontados pela potência de fogo superior da força da União Africana na Somália (Amisom), mobilizada em 2007, o Al-Shabaab foi expulso de Mogadíscio em agosto de 2011. O grupo controla vastas zonas rurais, de onde realiza operações de guerrilha e atentados suicidas, às vezes na capital, contra os símbolos do frágil governo somali ou contra a Amisom.

A Somália, mergulhada no caos e na guerra civil desde a queda em 1991 do governo do presidente Siad Barre, organizará eleições em setembro e outubro deste ano. Cinco fatos sobre o Al-Shabaab