Cotidiano

Ajufe elogia escolha de Moraes para o STF, mesmo tendo indicado outros nomes

veloso-.jpgBRASÍLIA – O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, elogiou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, indicado nesta segunda-feira pelo presidente Michel Temer para o Supremo Tribunal Federal (STF). A Ajufe havia indicado três outros nomes: o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato; o desembargador federal Fausto de Sanctis; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca. Mas, segundo Veloso, Alexandre de Moraes reúne todos os atributos necessários para integrar o STF.

– Ele (Temer) usou a prerrogativa que a Constituição lhe dá de indicar cidadãos brasileiros maiores de 35 anos com notável saber jurídico e reputação ilibada. O ministro Alexandre de Moraes é detentor dessas qualidades. Ele tinha uma perfeita interlocução conosco, da Ajufe, sempre nos recebia. Ele intermediou um contato nosso com o presidente da Câmara e estava sempre disposto ao diálogo – afirmou Veloso.

O presidente da Ajufe desejou sorte a Alexandre de Moraes e disse esperar que ele ajude a combater a corrupção no país. Para se tornar ministro do STF, a indicação ainda precisa ser aprovada pelo Senado.

– Nós queremos desejar ao indicado Alexandre de Moraes toda a sorte no desempenho do cargo, e que ele corresponda aos anseios da sociedade brasileira, que é dar um fim à corrupção no Brasil. É não aceitar mais que a corrupção seja endêmica e que ela continue permeando toda a administração pública no Brasil – disse Veloso.