Cotidiano

Agronegócio contribui para impulsionar a economia do País

Evento na fronteira reúne dois mil profissionais e acadêmicos da área

Foz do Iguaçu – Um dos grandes responsáveis pelo crescimento brasileiro, aumento de renda e geração de empregos, é o agronegócio. A força do segmento é fruto de um trabalho profissional e capacitado. Há muita margem para crescer, mas isso só com apoio da agronomia.

“Há um horizonte enorme de crescimento no meio agrícola, mas ele só chegará a isso com a assistência técnica e o conhecimento repassado pelos engenheiros agrônomos”, afirmou o agrônomo e superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa.

Ele fez, na quarta-feira (5) a palestra de abertura do 29º Congresso Brasileiro de Agronomia, em Foz do Iguaçu.

Nelson Costa discutiu o conhecimento produtivo e a inserção do engenheiro agrônomo nesse processo e mostrou exemplos de outros países que aplicaram conhecimento produtivo em sua íntegra, colhendo avanços.

“Com a influência dos engenheiros agrônomos, nos últimos dez anos o crescimento de produtividade de grãos subiu para uma tonelada por hectare e a ideia é dobrá-lo novamente. Para isso, precisaremos de muita pesquisa, assistência técnica, novas máquinas, agricultura de precisão e, é claro, o conhecimento dos agrônomos”.

Na abertura, o presidente da Confaeab e do CBA, Angelo Petto Neto, afirmou:

“Conseguimos construir esse negócio pujante que é o agronegócio com o apoio das diversas modalidades que englobam o nosso sistema”, declarou.

Petto Neto também pediu paixão dos profissionais para com o trabalho. Para o presidente da FEAPr e coordenador geral do CBA, engenheiro agrônomo, Luiz Antonio Lucchesi, um evento de sucesso como esse só demostra ainda mais a força da agronomia e agricultura brasileira. Por sua vez, o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, ressaltou a importância da agronomia na recuperação econômica do País.