Cotidiano

Agendamento eletrônico vira problema em Cascavel

Pelo menos 30% dos agendados não comparecem para o atendimento

Cascavel – O agendamento eletrônico é uma das opções para a Justiça Eleitoral acelerar e facilitar a vida dos eleitores em busca do cadastro biométrico em Cascavel. Porém, a opção virou uma “dor de cabeça” para os funcionários da Justiça Eleitoral. Pelo menos 30% dos agendados não comparecem para efetivar o serviço, deixando os guichês ociosos.

“Os eleitores têm deixado de comparecer ao Fórum Eleitoral para fazer a biometria e nossos guichês têm ficado sem atendimento em grande parte do dia”, afirmou Rubiane Kreuz, da 143ª Zona Eleitoral.

Para o chefe de atendimento da biometria, José Maria dos Santos Garcia, o Zeca, o não comparecimento dos eleitores compromete toda a estrutura preparada na cidade.

“As pessoas que não comparecem no dia programado, provavelmente, vão deixar o cadastro biométrico para o fim do ano. Essas vagas estão sendo perdidas. Além disso, a Justiça Eleitoral se prepara para um volume de atendimento, mas infelizmente o eleitor falta e compromete a estrutura montada”, afirmou Zeca.

De acordo com o levantamento feito pelo serviço de biometria, cerca de 30% dos casos agendados não comparecem para concluir o atendimento. O Fórum Eleitoral tem reservado diariamente cerca de 1,8 mil vagas por meio do agendamento eletrônico.

Na quinta-feira (27), por exemplo, foram abertas 1.854 vagas, sendo que, desse total, 1.654 foram agendadas. Mas até o meio da tarde, menos de mil pessoas compareceram na data e hora marcada pela internet. De acordo com Zeca, a ociosidade só não é maior ainda porque o atendimento direto vem crescendo.

Porém, o eleitor terá que dispor de tempo e paciência até ser atendido por um funcionário. A efetivação da biometria pode demorar cerca de uma hora e meia, levando em conta o tempo da chegada até a conclusão do atendimento.  A opção online está disponível no site do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

O cadastramento biométrico se encerra no dia 29 de janeiro de 2016.

Cadastro é obrigatório

O cadastro biométrico é obrigatório a todos os eleitores de Cascavel, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. As pessoas que não são obrigadas a votar, como os jovens da faixa etária de 16 a 18 anos e os idosos a partir dos 70 anos, mas desejam participar das próximas eleições, devem fazer o cadastro biométrico.

Para realizar o registro é necessária a apresentação de um documento com foto, comprovante de residência e, para os homens, o seu comprovante de regularidade com o exército militar brasileiro. Até ontem, O Fórum Eleitoral realizou cerca de 85 mil biometrias de um total de 223.671 mil eleitores da Comarca de Cascavel.