Cotidiano

Agência alemã alerta que boneca pode ser usada para espionar crianças

cayla.jpgRIO – A Agência Federal de Redes da Alemanha (Bundesnetzagentur), responsável por monitorar as telecomunicações no país, pediu aos pais que as crianças parem de usar a boneca Cayla, vendida como “My Friend Cayla” (“Minha amiga Cayla”) em diversos países. Links espionagem e hackers

Pesquisadores apontaram que hackers podem eventualmente acessar a ferramenta de bluetooth inserida na boneca, escutando e falando com as crianças que estiverem brincando com o objeto. Eles, junto com organizações da Europa, estão pedindo investigações sobre a fabricação dos produtos.

A fabricante Genesis Toys ainda não se pronunciou sobre o caso. Em questionamento anterior, a empresa que distribui a boneca, a Vivid Toy, afirmou que os exemplos de espionagem envolvendo o produto foram isolados e conduzidos por especialistas, mas que iria revisar a questão.

A boneca Cayla pode responder a perguntas do usuário acessando a internet. As conversas são guardadas, de forma criptograda, em um servidor.

No final de 2016, associações de consumidores dos EUA e da Europa já haviam alertado que a Cayla e o brinquedo “i-Que” poderiam ser transformados em espiões, capazes de serem controlados à distância por um simples telefone celular.