Cotidiano

Afastamento parcial de Trump dos seus negócios é criticado nos EUA

NOVA YORK ? O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira qual é o seu plano para se afastar dos negócios enquanto chefiar a Casa Branca. O republicano disse que os seus filhos Donald Junior e Eric Trump comandarão os seus empreendimentos bilionários em um trust, para o queal seus bens deverão ser transferidos até dia 20 de janeiro. Rapidamente, a imprensa americana levantou críticas sobre o método escolhido pelo magnata para evitar conflitos de interesses. O argumento é que o presidente não estará completamente desvinculado dos negócios, uma vez que os seus filhos terão conhecimento do andamento dos seus negócios.euatrump

Segundo o site “Politico”, um blind trust seria uma alternativa que garantiria maior isenção da família Trump. Neste modelo de empreendimento, os beneficiários do trust não tem conhecimento das participações nem direito de intervir nas negociações.

A mesma opinião foi expressada por Norman Eisen, que serviu como conselheiro de ética da Casa Branca durante o governo do atual presidente americano, Barack Obama. Ao “New York Times”, ele disse que o anúncio de Trump nesta quarta-feira foi uma decepção e não garante a ausência de conflito de interesse para o magnata durante seu mandato presidencial.

? Ele está armando uma crise constitucional no primeiro dia que assume o cargo ? disse Eisen ao jornal americano. ? Este é um convite ao escândalo e à corrupção. O dinheiro estrangeiro vai inundar estas brechas.

Legalmente, o presidente e o vice-presidente americanos são isentos das disposições sobre conflito de interesse que se aplicam a outros funcionários federais. Por isso, tecnicamente, Trump poderia continuar a administrar os seus empreendimentos bilionários enquanto ocupa a Presidência. No entanto, questionamentos sobre possíveis interferências dos seus interesses de negócios no seu governo poderiam manchar a reputação do seu governo, mesmo sem suspeitas de atividades ilegais.

Numa longa explanação, Sheri Dillon, advogada de Trump, deu detalhes sobre o afastamento do presidente eleito dos seus negócio nesta quarta-feira. Ela afirmou que vários dos seus bens já foram liquidados. Os que restarem serão transferidos até 20 de janeiro, data da posse, para o trust, administrado pelos dois filhos. A filha Ivanka, no entanto, já deixou os negócios. Um conselheiro de ética deverá aprovar qualquer novo negócio do conglomerado no país, enquanto novos negócios no exterior não serão realizados.

Segundo o presidente, caso os filhos não administrem corretamente ele poderá demiti-los, encerrando a entrevista com seu bordão na TV:

? Está demitido.