Cotidiano

Advogado fica ferido ao abrir carta-bomba em Goiânia

advogado.jpgGOIÂNIA ? O advogado Walmir Oliveira da Cunha perdeu três dedos das mãos ao abrir uma carta-bomba em seu escritório em Goiânia, na última sexta-feira. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considerou a agressão uma ?afronta direta à democracia brasileira?.

A carta foi enviada em nome do advogado. A motivação do crime ainda está sendo investigada pela polícia goiana. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, disse que a entidade não admite que advogados sofram qualquer tipo de represália ou constrangimento no exercício da profissão. ?Não existe Estado Democrático de Direito sem uma advocacia forte, capaz de fazer valer os direitos e garantias dos cidadãos?, afirmou, em nota. A OAB de Goiás criou uma comissão especial para acompanhar o inquérito.

A entidade citou ainda outros registros recentes de violações das prerrogativas profissionais da categoria no Brasil, como a morte, em maio, de um advogado de Florianópolis. Ele havia sido chamado para ajudar em uma suposta reintegração de posse e foi assassinado por policiais militares. Cinco suspeitos foram presos.