Cotidiano

Advogado de ativista chinês Ai Weiwei é condenado a 12 anos de prisão

PEQUIM ? Xia Lin, advogado do artista chinês Ai Weiwei, conhecido por suas ações de protesto, foi condenado a 12 anos de prisão por fraude, indicou nesta quinta-feira sua defesa.

O tribunal de Pequim onde o julgamento começou em junho ?condenou Xia Lin a 12 anos de prisão por fraude?, disse à AFP seu advogado, Dong Xikui.

Xia Lin havia sido detido em novembro de 2014 e depois acusado de ter obtido de forma fraudulenta 100 milhões de iuanes (15 milhões de dólares) para pagar uma dívida de jogo.

? Defendemos sua inocência, mas o tribunal só nos deu razão parcialmente e reduziu o valor da fraude de 100 a 48 milhões” de iuanes ? disse Dong.

Xia Lin também havia defendido o advogado Pu Zhiqiang, condenado em 2015 a três anos de prisão depois de ter sido detido ao sair de uma reunião privada sobre o massacre de Tiananmen.

Segundo Maya Wang, da Human Rights Watch, a condenação de Xia Lin parece incomumente severa.

? É uma séria advertência à comunidade de advogados que defendem os direitos humanos e que há um ano são vítimas da dura repressão do governo do presidente Xi Jinping ? indicou.