Cotidiano

Ações de Trump levam Brasil a ter interesse 'máximo' em exportar milho para o México

64901046_BRASIL - Brasília - BSB - PA - 15-02-2017 - PA - O presidente Michel Temer participa d.jpg

BRASÍLIA – Com a provável renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) pelo presidente norte-americano, Donald Trump, o governo brasileiro tem “máximo” interesse em exportar milho para o México, que será diretamente afetado por mudanças no tratado. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira que o Brasil estuda acordos sanitários para viabilizar a exportação.
? Obviamente, pelas questões politicas que está enfrentando, o México está em busca de novos fornecedores ? declarou Maggi, citando “máximo interesse” do Brasil em exportar milho para os mexicanos.
Uma reunião com o México estava marcada para a próxima segunda-feira, mas foi adiada em um mês, passando para 20 de março. O ministro disse ainda que quer criar condições para sacramentar o acordo comercial, especialmente condições sanitárias e mudanças na legislação, sem dar mais detalhes. Nesta quarta-feira, Blairo foi ao Palácio do Planalto para anúncio de aumento de liberação de venda de milho para pequenos produtores.