Cotidiano

Acesso aos autos: Funai suspende processos de demarcação no Paraná

Acompanhado de prefeitos, deputado Sérgio Souza levou petição ao Ministério da Justiça

Uma informação que acaba de chegar do gabinete do deputado federal Sergio Souza traz alívio a produtores rurais do Oeste e do Paraná, principalmente de cidades que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul e Paraguai. Há anos, áreas rurais de Guaíra e Terra Roxa têm sido invadidas para forçar demarcações indígenas. Diante de impasses e de atitudes consideradas duvidosas por parte da Funai, optou-se por suspender os processos em andamento no Estado, conforme Sergio Souza.

O parlamentar, que há anos acompanha as invasões e suas consequências principalmente no Paraná, foi tratar do assunto em audiência com o ministro da Justiça, Osmar Serraglio, e o novo presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklinberg Ribeiro. Uma das reivindicações dos produtores rurais, e já aprovada pelo Congresso, é de que em caso de eventuais demarcações indígenas, além das benfeitorias, as famílias que comprovarem ser donas das áreas recebam também pelo valor das terras. Outra reivindicação é de fazer com que a palavra final sobre demarcações seja do Congresso e não da Funai.

“Fomos falar com o ministro Serraglio e o general Franklinberg sobre a intenção da Funai em identificar e demarcar áreas de terras no Paraná para ocupações indígenas. Tal procedimento nos preocupa porque pode resultar em conflitos fundiários”, afirmou o parlamentar. “O importante a destacar é que o ministro Serrraglio e o presidente da Funai foram receptivos e acolheram nosso pedido, apresentado por meio de uma petição, e decidiram suspender essas ações da Funai até que se tenha acesso aos autos e aos estudos para essas demarcações”, enfatizou o deputado federal.

Comitiva

Além de Sergio Souza, a conversa com Serraglio e Franklinberg foi acompanhada por uma comitiva do Oeste formada pelas seguintes autoridades: os prefeitos de Terra Roxa, Altair Donizete de Pádua, de Guaira, Heraldo Trento, de Itaipulândia, Edinei Gasparini, os presidentes da Associação do Municípios do Paraná, Marcel Micheletto, e o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Rineu Menomcim, prefeito de Matelândia. Atualmente, apenas nas regiões de Guaíra e Terra Roxa há pelo menos dez propriedades rurais invadidas por índios e por pessoas que se dizem indígenas.