Cotidiano

Aceleradora: Acic Labs será ambiente para ideias inovadoras

A Acic deu na noite de quinta-feira mais um passo no processo de estruturação de um projeto que a conectada de forma definitiva a um novo mundo, repleto de ideias, inovação e oportunidades. Os diretores Carlos Guedes e Siro Canabarro apresentaram o Acic Labs a um grupo especial de convidados, pessoas que atuam em áreas ligadas à tecnologia da informação e ao mundo dos negócios. “São potenciais parceiros efetivos e que darão colaboração fundamental para que esse grande projeto aconteça”, afirma Guedes.

O encontro foi desenvolvido no segundo piso do Edifício Rui Barbosa, que desde junho do ano passado virou a nova sede de uma das maiores e mais antigas associações comerciais do Paraná. “Queríamos que nossos convidados conhecessem esse ambiente e seu enorme potencial para abrigar um projeto que conectará empresas dos mais diversos portes e ramos a uma nova era no mundo das relações comerciais e dos negócios”, segundo Carlos Guedes.

Siro abriu os trabalhos apresentando números de empresas em Cascavel e observou que o crescimento nos últimos anos não está nas tradicionais, mas nos microempreendedores individuais. “O mundo mudou e muitos antigos conceitos são seriamente questionados. Por isso, é necessário conectar-se ao futuro e estar preparado para o que ele reserva”, observou Siro. O presidente da Acic, Alci Rotta Júnior, destacou que a entidade, que tem 57 anos, sempre foi de vanguarda e comprova isso novamente ao investir em uma aceleradora tecnológica.

A proposta central do Acic Labs é de contribuir para o desenvolvimento econômico, com novos produtos e serviços e permitir que empresários repensem a sua empresa. “Vivemos uma época de reconstrução de negócios tradicionais e do surgimento de outros, que mudam profundamente o jeito como pensamos, agimos e nos relacionamos”, conforme Guedes, que apresentou Matheus Lazzari Nicola como o coordenador da aceleradora. Matheus explicou sobre passos e atribuições que o Acic Labs terá de vencer de agora em diante e das contribuições que trará.

Parcerias

Uma das características marcantes do projeto será integrar experiências vencedoras com a ousadia e a criatividade de novas gerações de empreendedores. “Todos conviverão em um mesmo espaço e serão instigados a pensar diferente”, conforme Carlos Guedes. Será imprescindível também, segue o diretor, integrar e aliar entidades em um movimento virtuoso para conectar Cascavel e região a uma nova era, com foco em um ecossistema de inovação. “Universidades, cooperativas, institutos e fundações de pesquisa, entre outros, terão papel decisivo em todo o processo”, diz Guedes.

O Acic Labs será o ambiente certo para viabilizar investimentos para concretizar ideias e ações, para permitir o desenvolvimento de projetos inovadores, para testar empresas-piloto e para reduzir custos de transação de novos negócios. Em um ambiente especialmente pensado, haverá espaço para startups e meetups, para incubação, para capital angels e clubes de mentores, café criativo e projetos de recriação de negócios, além de eventos. O primeiro já tem data para ocorrer, de 2 a 4 de junho, quando cerca de 120 pessoas participarão da 1ª Startup Weekend. O conceito de decoração do ambiente, com pitadas futuristas, foi apresentado pela arquiteta Cristiane Rossini.