Cotidiano

Abril Verde: Campanha pela vida do trabalhador

Serranópolis – O Movimento Abril Verde relembra as vítimas de acidentes de trabalho e visa trazer à sociedade a questão da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro e tem como objetivo mobilizar a sociedade para prevenir e reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Em Serranópolis do Iguaçu, a agricultura é o ramo onde está concentrado o maior número de trabalhadores. Essa população exposta aos agrotóxicos deve ser alertada para os riscos que eles representam e tomar medidas preventivas e necessárias para que não haja acidentes ou doenças decorrentes do trabalho no campo.

O Brasil é líder em consumo de agrotóxico e, de acordo com o Mapa de Consumo de Agrotóxicos por habitantes no Paraná (Siagro), em 2013 foram consumidos 11 litros de agrotóxico por habitante em Serranópolis, resultado preocupante, pois o efeito degradante à saúde humana tem se mostrado expressivo nos últimos anos.

Com objetivo de estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes, a Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município, além de realizar visitas periódicas aos estabelecimentos comerciais, realiza a verificação dos laudos próprios e obrigatórios de segurança do trabalho e orienta sobre uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) nas liberações de alvará. A orientação de uso de EPI também é repassada aos trabalhadores rurais nas visitas aos produtores, em cursos e reuniões sobre a NR 31, realizadas na prefeitura.

Por que relembrar

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho criado pelo Ministério Publico do Trabalho e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), no Paraná, no período entre 2012 e 2017, foram registrados mais de 243 mil acidentes de trabalho, uma média de um a cada 13 minutos, sendo que, desses, aproximadamente 1.400 acabam em morte.

***põe aquela matéria de Santa Lúcia