Cotidiano

Aberto em Foz do Iguaçu o maior evento político da América Latina

A abertura oficial aconteceu apenas à noite, com a presença do governador Beto Richa e outras autoridades, mas o programa da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais começou a ser desenvolvido já na manhã de ontem. Com mais de mil participantes, esse é o maior evento político da América Latina e centraliza o debate em torno do tema O Brasil e suas reformas.

O painel O futuro da saúde pública, dirigido sobretudo a vereadores vindos de vários estados, foi um dos primeiros eventos paralelos e teve a participação do secretário paranaense Michelle Caputo Neto. “No presente, precisamos fazer uma agenda de eficiência. Com certeza, há um subfinanciamento na saúde, mas também há a necessidade de fazer mais com menos. O futuro é importante, mas se constrói hoje com políticas focadas e com recursos que são destinados a questões que, de fato, impactam a saúde das pessoas", disse ele.

Segundo o presidente da UVB (União dos Vereadores do Brasil), Gilson Conzatti (PMDB-RS), a saúde é uma das principais reivindicações da população. Por isso, conhecer o setor é prioritário e fundamental para os legisladores municipais. “A vida acontece nos municípios. Os vereadores recebem todos os dias reclamações e solicitações por questões de saúde. Então, discutir esse tema e tentar encontrar soluções é muito importante para estarmos preparados para melhorar a vida da população”, ressaltou.

 

GOVERNADORES

A conferência em Foz se estenderá até amanhã e terá a presença dos governadores Beto Richa (PR), Tião Viana (AC), Paulo Hatung (ES), Paulo Câmara (PE) e Geraldo Alckmin (SP), além de ministros, senadores e deputados do Brasil inteiro. O mediador dos debates é o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo.