Cotidiano

A saúde vai ao paciente

O Paid (Programa de Atendimento e Internação Domiciliar) faz parte da Rede de Atenção à Saúde e atende em média 200 pacientes por mês em Cascavel. Conforme a portaria nº 825 de 2016 é indicado às pessoas em quadro de estabilidade clínica que necessitam de assistência de forma restrita ao leito ou lar.

“O atendimento é de maneira temporária ou definitiva ou, em grau de vulnerabilidade, na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, reabilitação e prevenção de agravos, tendo em vista a ampliação da autonomia do usuário, família e cuidador”, explica a Secretaria de Saúde de Cascavel.

A Atenção Domiciliar é organizada em três modalidades de acordo com o grau de necessidade de cada usuário do serviço público.

“Para que a equipe preste atendimento é necessário que seja realizado encaminhamento da UBS (Unidade Básica de Saúde) ou instituição hospitalar. Dessa forma, o Programa avaliará se o paciente é elegível ou não. Um critério para a elegibilidade importante é a presença de cuidadores definidos”, esclarece a Secretaria de Saúde.

Critérios

Conforme a secretaria há outros critérios exigidos para que pacientes maiores de 18 anos sejam atendidos pelo Paid como, por exemplo, internação por neoplasia em fase terminal, necessidade de curativo ou de aparato tecnológico, pós-operatório de cirurgia de grande porte e oxigenoterapia domiciliar em pacientes com descompensação clínica frequente.

No caso de pacientes com menor idade, são prestados serviços de oxigenoterapia domiciliar para criança estabilizada proveniente de internação hospitalar e UPA, acamados, com doença crônica, com necessidades de aspiração de vias áreas, desnutrição grave, recém-nascidos, término de tratamento medicamentoso, entre outras condições clínicas.

Atendimento

A pequena Julia de quatro anos nasceu com hidrocefalia. Quando completou um ano ela sofreu parada cardiorrespiratória e com isso, o quadro de saúde sofreu agravos. “Morávamos no Paraguai e então viemos para Cascavel. Por um ano ela permaneceu na UTI”, lembra a mãe Josiane Loof.

Hoje a menina vive em casa com a família e depende de ventilação mecânica. Além dos cuidados da mãe, recebe acompanhamento da equipe do Paid três vezes na semana. “Há quase três anos recebo todo o suporte necessário para a minha filha. Ela tem acompanhamento de todos os profissionais e isso é fundamental”, comenta Josiane ao receber a visita da fisioterapeuta e da técnica de enfermagem do Paid.

Regulamentação

A portaria que regulamenta o programa prevê uma equipe para cada 100 mil habitantes. “Com as três equipes que possuímos já alcançamos esse número. A ideia é de ampliar o apoio ao Paid, por meio de estratégias de matriciamento da Atenção Básica e alguns casos da UPA”, esclarece a Secretaria de Saúde.

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE

EMAD

TIPO 1 – São três equipes, cada uma com:

-Médico

-Enfermeiro

-Fisioterapeuta

-Técnico/auxiliar de enfermagem

EMAP 01 – equipe de apoio

-Assistente Social

-Nutricionista

-Odontólogo

-Farmacêutico