Cotidiano

'A parceria entre o Google e a mídia evoluiu', diz Ronaldo Barreto

O know how do Google em mineração e análise de dados pode ser aplicado ao jornalismo?

Sim, toda a inteligência que o Google desenvolveu aos longos dos anos, inicialmente para a busca e hoje presente em soluções de análise de dados, big data, etc, podem ser aplicadas ao jornalismo. De fato, o Google tem uma iniciativa com o objetivo de aproximar o jornalismo destas e de outras tecnologias: o Google News Lab.

Hoje, é possível imaginar o jornalismo sem o Google?

A missão do Google: “Organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil” está alinhada com o que busca o jornalismo de qualidade. O jornalismo tem no Google ótimas ferramentas para contribuir com a produção de conteúdo, mas como toda ferramenta, elas são apenas complementos ao trabalho desenvolvido por excelentes profissionais como os do Jornal O GLOBO.

Para o profissional de imprensa de hoje, é importante aprender linguagens de programação?

Sou suspeito para falar, pois minha formação original é em ciência da computação e já procuro introduzir conceitos de programação para meus filhos pequenos. Em alguns países, o ensino de codificação está entrando nas grades curriculares do ensino fundamental. Ou seja, creio que o conhecimento de codificação, mais do que linguagens de programação específicas, é uma habilidade que estará cada vez mais presente na vida de muitos profissionais, inclusive alguns jornalistas, tornando-se um conhecimento desejado, como hoje esperamos que bons profissionais conheçam uma segunda língua, por exemplo.


Por anos, o Google foi visto como um adversário das empresas de mídia. Hoje, ele é um parceiro?

Acredito que muito dessa visão estava relacionada à mudança de realidade que a internet, e mais especificamente a pesquisa na web, trouxeram para o setor, como para muitos outros. Com o passar dos anos, a tecnologia amadureceu e o Google passou a colaborar cada vez mais com as empresas de mídia, buscando alcançar novos públicos on-line e encontrando novas formas de monetização neste ambiente. Em outras palavras, a parceria entre o Google e empresas de mídia evoluiu rapidamente desde que O GLOBO Digital era conhecido como “Globo On” e “Google!” era grafado assim mesmo, com uma exclamação no fim.