Cotidiano

A magia de 'Game of thrones' arrebata Osuna na Espanha

OSUNA – Quando Osuna começou a aparecer nos mapas dos reinos imaginários de “Game of thrones”, o numero de visitantes disparou. Agora, este povoado espanhol quer seguir tirando proveito para sua oferta turística ao integrar a popular série de TV.

No outono de 2014, o funcionário municipal Jesús Cansino, de 43 anos, recebeu uma surpreendente chamada da prefeita do povoado situado em uma colina que domina os campos da Andaluzia.

– Ela me disse: “Virá uma equipe de filmagem, é uma série que não sei se a conhece…”. Eu me pus a rir – recorda-se o fã da série que se passa em um mundo imaginário com toques medieevais, sentado sob o sol em um café deste povoado milenar.

Aqui, a princesa Daenerys cavalgou seu dragão, graças aos efeitos especiais, sobre a Plaza de Toros de Osuna, em uma cena-chave da quinta temporada.

Gravações de cenas de ‘Game of thrones’ em Osuna

Outras aventuras levaram os protagonistas de “Game of thrones” a outras paragens, mas esse povoado de 18 mil habitantes a 87km de Sevilha nunca voltou a ser o mesmo.

Cansino recebeu o encargo de promover Osuna entre os fanáticos da série. Deste então, o número de visitantes estrangeiros disparou nas ruas desta vila de casas brancas, monastérios e ruínas romanas.

Nos 12 meses seguintes às gravações, o número de turistas em Osuna subiu cerca de 70%, e no ano seguinte, mais 35%, diz o delegado de turismo Rafael Díaz.

A popularidade de “Guerra dos thronos”, o programa de ficção mais premiado na história dos prêmios Emmy, fez com que paisagens de Espanha, Malta, Croácia ou Irlanda do Norte se convertam em locais de peregrinação dos fãs.

De fato, Osuna foi um dos locais mais procurados pelos seguidores da série em páginas da internet entre maio de 2013 e maio de 2015, segundo análise feita pelo site TripAdvisor.

CARDÁPIO DE TAPAS

Embora o fluxo de visitantes gerado em Osuna não tenha acabado com os problemas que esse povoado agrícola enfrenta, convivendo com uma taxa de desemprego de 22% , de fato ajudou a criar postos de trabalho.

– Há alguns anos, aqui havia uma única empresa que se dedicava a fazer serviço de guia, agora há duas em operação e mais duas em proejeto – diz Díaz.

O escritório de turismo aumentou o número de funcionários de um para quatro e as autoridades abriram à visitação público edifícios como o da universidade, de quatro séculos de existência.

O museu local abriga uma exposição permanente sobre “Game of thrones”, que inclui fotografias das filmagens, enquanto restaurantes e lojas aproveitam o embalo.

bv_gameofthrones112016Teresa Jiménez, a jovem gerente de 53 anos do restaurnte Casa Curro, onde a atriz Emilia Clarke celebrou seu aniversário, teve que duplicar o quadro de pessoal, que agora soma uma dezena de pessoas nos fins de semana.

As paredes exibem fotos das estrelas da série e sua cozinha gora procuz pratos como as gnomitas – maçãs com canala chamadas assim em homenagem a Tyrion Lannister, um dos principais personagens da séie, explica Jiménez.

Mas a vila sabe que a popularidade não vai durar para sempre.

– Muita gente pensa que quando vem uma equipe de produção, o dinheiro vai cair do céu… Depois, é preciso de trabalhá-lo – observa Jesúns Cansino.

VOANDO COM DRAGÕES

Assim, há planos para oferecer aos visitantes da Plaza de Toroso óculos de realidade virtual para que ‘voem’ como dragões sobre paragens naturais vizinhas.

Cansino também organiza o primeiro torneio de luta medieval na mesma praça onde a princesa foi resgatada por seu dragão.

“Guerra dos tronos”, cuja sétima temporada está em fase de produção, passou por outras localidades na Espanha, como Zumaia no País Basco (norte), que pediu conselhos a Osuna.

Outros destinos turísticos já estabelecidos também se beneficiaram, como Peñiscola, na costa oeste, cujo castelo à beira do mar se converteu na sexta temporada na cidade Meereen, feudo de Daenerys Targaryen.

– “Game of thrones” tem sido um verdadeiro presente para nós. Desde julho de 2015, quanod se anunciou a filmagem, até hoje, foram publicadas nada mais que cinco mil notícias sobre Peñiscola na imprens internacional, o que se supõe um retorno promocional – disse Laura Hidalgo, porta-voz da cidade.

Dois anos depois da passagem dos visitantes famosos, os habitantes de Osuna seguem lembrando quando atores como Emilia Clarke (Daenerys), Peter Dinklage (Tyrion) ou Michiel Huisman (Daario Naharis) passeavam por suas ruas. As pessoas se aglomeravam em frente aos hotéis como se fosse em Hollywood, lembra um morador.

– Foi grande. Hoje há muito mais ambiente, mais gente de fora – compara Dolores Padilla-Cuervo, de 64 anos, mesmo admitindo que a série não é de seu agrado: “É muito forte, tem muita guerra.