Cotidiano

7 mil novos emplacamentos em dois meses

Vendas voltam a crescer e animam mercado regional; tendências são boas para o fim de ano

Medianeira – Se por um lado o comércio varejista está pouco otimista com as vendas, sobretudo as que estão por vir no fim de ano, as concessionárias de carros novos têm motivos para comemorar. Com base nos dados do Detran Paraná, os novos emplacamentos cresceram 1% de junho para julho, últimos dados disponíveis neste ano para consulta. Pode parecer pouco, mas significa um terço do crescimento acumulado em 12 meses.

Ocorre que o melhor ainda deve estar por vir, garantem os concessionários. São os números de agosto, setembro e o movimento neste início de outubro que ainda não foram lançados no sistema do Detran que, apostam as concessionárias, elevem as vendas para algo entre 10% e 15%.

Na avaliação geral, um ponto é unânime: o movimento também tem sido maior de pessoas que estão paquerando um carro novo e, quem sabe, comprá-lo usando parte do dinheiro do 13º salário.

Consideradas as sete maiores frotas regionais – Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Medianeira -, o número de veículos subiu de 598 mil para quase 606 mil, mais de 7 mil novos veículos nas vias, mais de 80% deles do tipo passeio.

Esse cenário tem tudo para ser comemorado porque uma reação dessas não se via desde 2014, quando a crise dava sinais de que chegaria para valer. Desde então o aquecimento nas vendas era com os chamados seminovos ou usados. “Temos percebido que as pessoas estão mais confiantes. Estão com menos receio de perder o trabalho e estão mais tranquilas para assumir parcelas de médio prazo”, avaliou o vendedor Marcelo Freitas.

Em percentuais, as frotas que mais cresceram entre junho e julho deste ano foram as de Toledo e Medianeira, ambas com 2% de avanço. Na primeira o número de veículos chegava a 95.263 em junho e subiu para 96.695 no mês seguinte. Em Medianeira, esses números variaram de 32.706 para 33.242.

Oito em cada dez preferem comprar a vista

Segundo o gerente de uma concessionária que vende veículos novos em Medianeira Jonatan Creestani, o movimento tem sido estimulado por empresas que estão renovando suas frotas e produtores rurais que estão em busca de carros novos. “De nodo geral, a procura é por carros mais caros, de luxo, caminhonetes no caso dos produtores, mas o movimento tem aumentado em busca de todos os modelos”, explica.

Ao menos 80% dos seus clientes ainda estão cautelosos com a crise e preferem comprar a vista. “São poucos os que querem assumir parcelas. Oito em cada dez estão pagando a vista, mas a boa notícia é de que os bons negócios estão voltando a acontecer”, comemorou, ao lembrar que essa mudança vem sendo notada há pelo menos cinco meses.

Seminovos

Na outra ponta, o mercado dos seminovos que estava bastante aquecido, deu uma leve retraída. “A gente percebe que, como algumas pessoas se sentem mais confiantes para trocar por um zero quilômetro, elas estão fazendo isso e acabou por diminuir um pouco a venda dos seminovos, mesmo assim eles ainda estão sendo bastante procurados”, reforçou o vendedor Ataídes Leopoldo ao considerar que, de modo geral, o mercado está bom para todos.