Cotidiano

2º Toledo em Dança surpreende com mais de 500 inscrições

A ampla programação inicia no dia 14 de agosto com encerramento no dia 21

Toledo – A Cultura vai, mais uma vez, movimentar intensamente o município de Toledo. A segunda edição do Toledo Em Dança – Festival Internacional teve suas inscrições encerradas nesta segunda-feira (08) e contará com mais de 500 participantes, inclusive de diversas cidades da região. A programação é ampla, iniciando com mostras de danças nos dias 14 a 18 de agosto e no período de 19 a 21 de agosto, com o Festival, no Teatro Municipal.

Na avaliação da Secretaria de Cultura de Toledo, as inscrições surpreenderam, quase triplicando o número de participantes da primeira edição do evento realizada em 2015. No total, 136 coreografias participarão da mostra competitiva, nas categorias de Jazz, Ballet Clássico, dança contemporânea, Dança do Ventre e Estilo Livre. A batalha de Hip Hop contará com 62, disputando as categorias All Style e Breack. Além disso, 17 apresentações estarão na mostra itinerante e 182 pessoas participarão dos workshops.

“O 2º Toledo em Dança ainda não aconteceu, mas a comissão organizadora já avalia como extremamente positiva, pelas participações que teremos. Este é o primeiro festival organizado pelo poder público realizado em Toledo, que já está consolidado com a participação de bailarinos de toda região”, comentou a secretária de Cultura, Rosselane Giordani. Entre os presentes estarão representantes das cidades paranaenses de Toledo, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão, Santa Teresinha do Itaipu, Laranjeiras do Sul, Corbélia, Paranavaí, além de Itapoá, Santa Catarina.

Segundo Rosselane, o Toledo em Dança já tem credibilidade e está se estruturando, sendo preparado com muito carinho. “Temos uma amplitude que atende regionalmente e é referência, tornando Toledo irradiador da política de cultura”, disse.

Ela ainda ressaltou e agradeceu o patrocínio da Itaipu Binacional e os apoios da Fundação Teatro Guaíra e da Central Única de Favela (CUFA). “A cultura em festa vendo a receptividade também dos grupos de dança que vão participar”.

Programação

A programação do 2º Toledo em Dança inicia no domingo (14), com as primeiras apresentações da mostra itinerante, ás 20h no Shopping Panambi. Na segunda-feira (15), as apresentações acontecem no Terminal Urbano Luiz Grando, a partir das 17h30. As mostras continuam na terça-feira (16), às 17h30, no Colégio Atílio Fontana, na Vila Pioneiro e na quarta-feira (17), às 17h30 na Feira do Produtor do Centro.

Na sexta-feira (19) e no sábado (20), durante o dia, acontecerão os workshops para os inscritos de jazz, ballé e hip hop.

Na noite da sexta-feira (19), às 20h, acontece a cerimônia de abertura da mostra competitiva, no Teatro Municipal, com apresentações das escolas de dança de Toledo, do grupo de danças árabes do CEU das Artes e outras escolas, além de apresentações dos jurados.

No sábado (20), a mostra competitiva inicia às 20h, e no domingo (21), a programação conta com a Batalha de Hip Hop, das 13h30 às 18h, nas escadarias do Teatro. As premiações do Toledo em Dança acontecem às 19h e, logo após, às 20h, acontece o encerramento com duas apresentações do Balé Teatro Guaira. “A entrada é gratuita à população todos os dias, mas é necessário retirar os convites, que são limitados, na Casa da Cultura”, afirmou a secretária Rosselane Giordani.

Jurados

Entre os destaques do evento, está a participação dos jurados de renome nacional. O coreógrafo e dançarino profissional Eládio Prados Neto, jurado e consultor em diversos festivais de todo o Brasil e atual tricampeão na modalidade Danças Urbanas do Festival de Dança de Joinville, avaliará a categoria Danças Urbanas.

Karla Tem Tem, considerada uma das melhores bailarinas de dança do ventre do mundo em 2009, será jurada da categoria Danças Árabes. Ela já representou o Brasil em diversos países como Venezuela, Paraguai, Bolívia e Argentina.

Também estarão presentes como jurados a bailarina integrante do Balé Teatro Guaíra, Soraya Felício, avaliando a categoria Ballet Clássico e o ator, bailarino, diretor, preparador corporal e produtor cultural Renato Sbardelotto, jurado da categoria Dança Contemporânea.