Cotidiano

24ª Bienal do Livro de SP traz atrações para público jovem adulto e youtubers

SÃO PAULO – A 24ª Bienal do Livro de São Paulo abre ao público nesta sexta-feira, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, sob o tema “Histórias em todos os sentidos”, com a missão de ser mais do que um grande feirão para comprar obras com descontos. Os organizadores investiram em uma combinação popular de autores best-sellers do segmento “jovem adulto”, como a irlandesa Marian Keyes, autora de “Melancia”, a sul-africana Tarryn Fisher e os americanos Ava Dellaria e Mac Barnett, e youtubers brasileiros, como Kéfera Buchmann, Jout Jout e Lucas Rangel.

Como contraponto ao apelo popular, a Bienal deste ano trará, entre os doze espaços culturais espelhados pelo Anhembi, o Salão de Ideias, que contemplará discussão de temas atuais, como “Brasil passado a limpo”, “Migração e imigração”, “Ética na política e no cotidiano” e outras. Entre os nomes convidados a participar dos debates, estão o economista Ladislaw Dowbor, a historiadora e feminista Margareth Rago, a ilustradora alemã Stefanie Harjes, o antropólogo Roberto Damatta, o vencedor do Prêmio Jabuti Klevisson Viana, o chef Jefferson Rueda, os músicos Martinho da Vila e Lirinha, o maestro Julio Medaglia e o poeta Crispiniano Neto.

PROGRAMAÇÃO

Arena Cultural – Participação de autores best-sellers, nacionais e internacionais, para bate-papos e palestras.

Cozinhando com Palavras – Com curadoria do chef André Boccato, o espaço une gastronomia, literatura e cultura.

Salão de Ideias SESC São Paulo e Itaú Cultural – Com curadoria da CBL, o SESC São Paulo e o Itaú Cultural, o espaço trará discussões atuais com questões de relevância social e literatura.

Espaço Infantil Mauricio de Sousa e BIC ? Programação dedicada ao público infantil, com reprodução do processo criativo dos Estúdios Maurício de Sousa e do criador da Turma da Mônica.

BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História) ? Com curadoria do Sesc, os espaços foram especialmente pensados para valorizar o livro e incentivar a leitura com espetáculos de música, literatura e contação de histórias.

Espaço Cordel e Repente da Câmara Cearense do Livro ? Com programação exclusiva e muitos destaques, o espaço promoverá debates relevantes ao tema.

Auditório Edições SESC São Paulo ? Estande da editora com espaço de programação cultural para apresentações artísticas e conversas ligadas ao universo dos livros. Além dos autores, os visitantes poderão conhecer algumas pessoas e suas atividades por traz das publicações, como designers, tradutores e editores.

Arena de Autógrafos ? Contará com a presença dos autores da Arena Cultural para sessões de autógrafos com os fãs. Destaque para Lucinda Riley, Ava Dellaira, Marian Keyes, Megan Maxwell e Jennifer Niven. Para o público jovem destaques para os nomes de Kéfera e Jout Jout, ManyCandy e Chris Melo.

Área de Autógrafos 1 e 2 ? Espaço destinado aos autores convidados pelas editoras e expositores da Bienal do Livro. Destaque para Leisa Rayven, Ari Toledo, Renata Frade, Padre Marcelo, Larissa Manoela, Maisa Silva, Paula Pimenta, Rafael Vitti, Júlia Oristanio, Ériko Metzner e Manu Gavassi.

Espaço Ignácio de Loyola Brandão – Trará debates institucionais. Entre os principais assuntos em discussão estão: direitos autorais, políticas públicas, lei brasileira de inclusão, produção e vendas no setor editorial livreiro e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

Ingressos – 2ª feira a 5ª feira: R$ 20,00; 6ª feira a Domingo: R$ 25,00. Meia-entrada: estudantes, funcionários SESC SP e matriculados no SESC SP com credencial plena. Menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam ingresso.

Programação completa pelo site: www.bienaldolivrosp.com.br