Cotidiano

1,1 mil pessoas podem ter o BPC suspenso

Pessoas acima de 65 anos e as portadoras de deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) precisam estar inscritos no Cadastro Único conforme determinação do governo federal. O prazo para inscrição vai até 31 de dezembro, só que, em Cascavel, dos 5.801 beneficiários, 1.144 ainda não se cadastraram e podem ter o benefício suspenso a partir do ano que vem.

De acordo com a coordenadora do Cadastro Único e assistente social, Mariele Stertz Ruschel, o registro é obrigatório. Podem receber o BPC apenas aqueles com renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa, o equivalente a R$ 238.

“Vale lembrar que são beneficiários do BPC aqueles que não recebem 13º salário, já que o benefício não é uma aposentadoria”, explica a coordenadora, que reforça: “Para idosos e pessoas com deficiência que tenham dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita em casa por meio de visita domiciliar”.

Para fazer o cadastro é necessário levar os documentos pessoais até o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo ou na Central do Cadastro Único, que fica perto da rodoviária.

Famílias de beneficiários que já estão no Cadastro Único e que mudaram de endereço, alteraram a composição familiar ou já recebem o BPC há dois anos também precisam atualizar os dados.

O que é o BPC?

O BPC é um benefício constitucional previsto em lei que garante um salário mínimo mensal ao idoso com mais de 65 anos e/ou ao cidadão de qualquer faixa etária que possua deficiência que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade e/ou ser inapto ao mercado de trabalho.

INFO:
Onde fazer o cadastro
Cras Cancelli – Rua Ernesto Farina, 555
Cras Central – Rua Curitiba, 1241
Cras CEU/Santa Cruz – Rua Caiçaras, 401
Cras Cascavel Velho – Rua Londres, 980
Cras Interlagos – Rua Solidariedade, 733
Cras Periolo – Rua Jaraguá, 406
Cras XVI de Novembro – Rua Romário Correia de Oliveira, 487
Cras Riviera – Rua Panamá, 4071
Central do Cadastro Único – Rua Rio de Janeiro, 3118