Cotidiano

11 espécies catalogadas

Uma reunião ontem na Secretaria de Meio Ambiente para avaliar a 17ª Pesca no Lago "que neste ano teve muitas novidades, dentre elas a finalidade social de destinar donativos ao Provopar", conforme relatou o secretário de Meio Ambiente, Juarez Berté, reuniu os parceiros que garantiram o sucesso do evento que arrecadou mais de 11 toneladas de alimentos que serão utilizados nas cozinhas comunitárias do Município. Além disso, foram catalogadas 11 espécies de peixes no lago.

Uma das novidades dessa edição da pesca foi a parceria com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) na realização do inventário das espécies retiradas pelos pescadores amadores do Lago Municipal. Durante todo o dia acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unioeste pesaram, mediram e catalogaram os pescados.

Ontem, durante o café na Secretaria de Meio Ambiente, a professora-doutora da universidade, Rosilene Luciana Delariva, apresentou o relatório dos trabalhos. Foram registradas 11 espécies. O peixe mais pescado foi o popular curimba ou curimbatá, cientificamente denominado Prochilodontidae, characiformes, a qual predominou entre os três premiados e mais pesados, todos acima de 3,3 quilos.