Cotidiano

100 mil lâmpadas inservíveis são recolhidas em Cascavel para destinação correta

As lâmpadas serão encaminhadas para Curitiba, onde serão submetidas a um processo de descontaminação

100 mil lâmpadas inservíveis são recolhidas em Cascavel para destinação correta

A Secretaria de Meio Ambiente, após um trabalho conjunto de aproximadamente dois anos, envolvendo os municípios que compõem o grupo R20, o Ministério Público do Estado e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, firmou um Termo de Compromisso que estabeleceu que a Reciclus – organização sem fins lucrativos de fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – deverá fazer a coleta do passivo de lâmpadas armazenadas nos municípios paranaenses.

Atendendo a esse termo, começou, nesta semana, o recolhimento de lâmpadas inservíveis pertencente às diversas secretarias e autarquias do Município de Cascavel, que constituem um passivo de uma década. O montante chega a aproximadamente 100 mil lâmpadas.

As lâmpadas serão encaminhadas para Curitiba, onde serão submetidas a um processo de descontaminação, já que lâmpada fluorescente é um material contaminante, por conter em sua composição metais pesados na forma de vapor de sódio e mercúrio, elementos altamente tóxicos a saúde e ao meio ambiente.

Já para os cidadãos que possuem lâmpadas em pequenas quantidades, o Município de Cascavel dispõe de quatro pontos, localizados no comércio local para entregas de lâmpadas inservíveis pela população. (Confira abaixo).

Qualquer cidadão pode devolver a lâmpada sem custo. Por se tratar de um resíduo tóxico, não deve ser disposto no lixo comum, nem mesmo na coleta seletiva.

 

LOCAIS PARA ENTREGA PARA PESSOAS FÍSICAS

DZ MATERIAIS ELÉTRICOS
Rua Cuiabá, 3117 – Neva
(45) 3220-9400

 

ELETRO LUZ
Avenida Brasil, 6817 – Centro
(45) 3225-1407

ELETROSUL MATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOS
Rua Osvaldo Cruz, 2855 – Centro
(45) 3038-1020

 

SUPER MUFFATO COMERCIAL
Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 1015 – Centrro
(45) 4009-5200