Cotidiano

“Fidelizados”: Doar sangue dará desconto de 20% no IPTU

Um projeto de lei aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Leonir dos Santos vai ajudar a combater o reduzido número de doadores fidelizados de sangue no município. O vereador Gelson Luiz, segundo secretário do Legislativo, encontrou uma forma de estimular o número crescente de moradores a tornar em hábito um gesto que salva vidas. A doação de sangue, segundo critérios da Secretaria da Saúde, terá direito a desconto de 20% no IPTU, o Imposto Predial e Territorial Urbano.

A lei informa que o benefício vai ser assegurado a doadores fidelizados de sangue válido. O artigo segundo afirma que, para ter o desconto no imposto, o doador deve protocolar a solicitação até o dia 28 de fevereiro do respectivo exercício de cobrança do IPTU. A comprovação de que a pessoa doou deve ser feita na Secretaria Municipal de Finanças. O processo é simples e quem atender aos requisitos terá um abatimento substancial no valor do imposto, diz Gelson Luiz, otimista com os resultados que o programa começa a trazer no municípios. As doações de agora já valerão para o desconto no IPTU de 2018.

O número reduzido de doadores de sangue não é uma exclusividade de Boa Vista da Aparecida. É comum em municípios das mais diferentes regiões de estados de todo o País. Especialistas informam que a questão é cultural e que a doação, para ser transformada em hábito, precisa ser incentivada e trabalhada com força em campanhas e ações de orientação. “Esse é acima de tudo um ato de amor, que poderá fazer a diferença na vida de outras pessoas e dar mais segurança aos bancos de sangue, tão decisivos para suprir usos elevados devido a cirurgias, acidentes e outras ocorrências”, conforme Gelson Luiz.

Regras para ser doador

Vontade de particular e de ajudar o próximo é apenas um dos passos para ser doador de sangue, mas há outros. São eles: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar bem alimentado. E ainda portar documento oficial com foto, respeitar o intervalo mínimo entre doações e ter estilo de vida saudável sem comportamento de risco. É importante observar que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas quatro horas que antecedem a doação.