Educação

Trabalhando a arte e a linguagem

Alunos foram inspirados por obras artísticas e também praticaram entrevistas

Existem diversas formas de expressão, é partir delas que podemos identificar aspectos culturais dentre outras peculiaridades que definem um lugar, um povo ou uma época. Uma forma de expressão que demonstra muito de uma determinada cultura é a arte. Embora os movimentos artísticos se deem geralmente de forma “generalizada” em diversos locais, até mesmo o seu surgimento já demonstra algo sobre o momento vivido.

Um dos movimentos artísticos mais conhecidos é o impressionismo. Ele surgiu na França no século XIX, na chamada Bela Época. Sua missão era a de trazer mudança, ou seja, um novo olhar sobre a pintura. A partir daí se rompeu com o antigo olhar sobre a forma, luz e sombras. Dando maior valor ao momento e ao movimento. Sendo assim a luz passa a traduzir o espaço e o tempo. Para alguns artistas como Monet, a luz das horas do dia e das estações ano, traduziam bem este olhar sobre o movimento do ambiente externo. Já para Degas, era a luz artificial e os movimentos de espaços de teatro e dança que eram representados pela sua arte.

Foi assim que os alunos (as) do 5º ano C aproveitaram muito a aula de Artes, com a professora Marcya. Eles estudaram sobre o impressionismo e além de admirar e reconhecer a importância da arte e dos movimentos artísticos, também procuraram seguir os passos dos artistas, reproduzindo algo que expressasse este olhar sobre a luz externa. Eles também estudaram de modo a identificar os principais artistas, despertando o interesse pela arte de forma bem natural.

Entrevista

Também a língua revela muito sobre o momento e a cultura de um povo. Pensando nisso mais uma atividade foi desenvolvida pela professora Marcya do Colégio Santa Maria em Cascavel com seus alunos das turmas do 5º ano B e 5º ano C, do Ensino Fundamental 1. Foi sobre o conteúdo Gênero Textual Entrevista. Motivados pela data comemorativa celebrada recentemente: o Dia do Trabalhador (1º de maio), os alunos anotaram em seus cadernos informações sobre a profissão de seus pais e posteriormente levaram para a aula alguns desses relatos e aspectos importantes a respeito da entrevista realizada.

Para ilustrar melhor o momento, a professora solicitou que cada aluno demonstrasse para os demais os objetos usados pelos seus pais no desenvolvimento de seu trabalho. Este momento proporcionou uma integração com a família, além de atualizar os estudos a respeito da língua já que os gêneros textuais vão evoluindo com os movimentos da sociedade e da tecnologia.

 

Festa do Senhor Alfabeto

No dia 3 de maio foi realizada uma festa muito especial para os alunos das turmas do nível 5 da Educação Infantil, com as professoras Aline, Maria e Marilene. Todos participaram de um dos mais importantes projetos realizados neste período escolar, denominado Projeto "Senhor Alfabeto" que tem como principal objetivo estimular e encantar as crianças em relação à descoberta das letras e da leitura.

Tudo ocorreu no período da tarde, pois o Senhor Alfabeto veio de muito longe, despertando muita curiosidade, para todas as crianças, que também foram convidadas para receberem o ilustre visitante. Um animado piquenique registrou o momento e a alegria garantiu o sucesso da festa.