Compartilhar ideias, experiências. Inspirar pessoas. Esses são os propósitos da série de conferências realizadas mundo afora pelo TED, sigla que significa, em inglês, Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento e Planejamento – em português).
Em Cascavel, pela terceira vez o Centro Universitário Assis Gurgacz organizou o TEDx, que é uma versão local e independente. Os eventos podem ser organizados e gravados e, posteriormente, disponibilizados na plataforma oficial.
Para esta edição do TEDx, a organização contou com o aceite de sete speakers (como são chamados os palestrantes). Cada um pôde usar o tempo de 18 minutos para a fala, com abordagem sobre o tema central “Consciência”.
De acordo com a organizadora do evento, Marieli Gurgacz, a palavra consciência é universal. “Estamos em um momento em que precisamos nos conscientizar sobre tudo: nos conscientizar sobre economia, sobre saúde, alimentação, de como a gente cria os filhos”, explica Marieli.
O primeiro a subir no palco do TEDx foi o coach e comunicador Jonas Kaz, que falou sobre o poder da comunicação e da conexão para que a sociedade possa ser conduzida a um futuro melhor. “Vou compartilhar uma ideia para que as pessoas se comuniquem, mas primeiro que se conectem umas às outras. E explicar que isso faz toda a diferença, seja para uma venda ou para transmitir uma emoção”, reflete Jonas.
Na sequência, o fundador e diretor executivo da Maximus Tecidos, Júnior Jacobs, falou sobre a Consciência do Propósito. “O propósito é o nosso porquê, é a razão de ser da empresa. Com a revolução tecnológica e digital, as pessoas se informam sobre tudo, procuramos experiências. Não basta dar lucro aos sócios, tem que existir uma causa para validar a empresa no mercado”.
Guido Petinelli, diretor executivo da Petinelli Engenharia Sustentável, fechou o primeiro tempo do TEDx. Ele apresentou sobre o conceito do edifício autossuficiente em energia e água. “O objetivo do nosso trabalho é deixar um legado para as futuras gerações. Os primeiros edifícios com certificados zero água e zero energia, no mundo, estão aqui no Paraná. Temos projetos em Cascavel e na região. Inovação não precisa estar nos eixos Rio – São Paulo, Nova York – Londres – Tóquio para acontecer”.
A abertura do segundo tempo foi com a pediatra e professora do curso de Medicina do Centro FAG Urielly Tayná. Ela compartilhou sobre o motivo da escolha da pediatria. “Quando forem escolher a carreira, não escolham por status, dinheiro, ou qualquer outro motivo, mas realmente naquilo que fará a diferença”, disse a profissional, que adotou duas crianças que foram seus pacientes.
O médico oncologista Daniel Brenner foi o quinto speaker. Baseado em experiências vividas com seus pacientes, Brenner falou sobre Oportunidades, Pequenos Detalhes e Foco, exemplificando com os cases Harley Davidson, Pequenos Detalhes e A Guerreira. “Os pacientes sempre nos ensinam algo. Hoje contei algumas histórias de pacientes que me motivaram a realizar meus sonhos. Acho que todo o mundo tem experiência pra contar, histórias bonitas, que podem motivar e emocionar as pessoas”.
Allan Szacher, editor da revista de arte Zupi e curador do Festival de criatividade Pixel Show, foi o penúltimo a subir ao palco. A abordagem de Allan foi sobre Consciência Criativa, também com base na sua experiência como empreendedor. “O que a gente precisa fazer para ser feliz é fazer o que a gente gosta. Eu uso os conceitos baseados em três palavras em Hebraico: Mazal, Kavaná e Sibá. É não desistir daquilo que te move, ter propósito, ter consistência, acreditar e insistir até conseguir. Não fazer por dinheiro e sim porque realmente ama de paixão”.
Consciência: Adoção e Maternidade
A atriz e influenciadora Giovanna Ewbank foi a última speaker. A mãe de Titi e Bless emocionou o público com sua fala sobre Adoção e Maternidade.
A fala começou com os questionamentos que recebe sobre não ter optado em gerar seus filhos na barriga, sobre os preconceitos e os julgamentos da sociedade pela sua escolha: a adoção.
Perguntas que ela como mãe considera constrangedoras: – E o filho de vocês, vêm quando? – Ela é tão linda! Ela não tem família? Ou simplesmente pelas frases cheias de julgamentos como, “ela fez isso para aparecer”.
Giovanna, que veio acompanhada do marido, Bruno Gagliasso, também ator, escolheu o TEDx Centro Universitário FAG por considerar o lugar certo para falar sobre sua descoberta e sua experiência na maternidade. “Eu contei da minha trajetória, da minha história como mãe e todas as dores e os amores de ser mãe. De coração, é tudo o que eu sinto, espero que muitas mães se identifiquem. O TED tem esse propósito de compartilhar conhecimento, ideias, experiências, debater e inspirar”.
Com orgulho da esposa, Bruno disse que fez questão de acompanhá-la pois a maternidade e a paternidade foram experiências que viveram juntos. “Essa é a nossa história. As pessoas contam a nossa história. Então por que não contar da maneira certa, para as pessoas certas, em um lugar que é sério”, frisa.