A Secretaria Municipal de Educação já lançou a Campanha de Matrículas para o ano letivo de 2023. Para a maioria dos alunos, que já pertencem à Rede Municipal, o processo de rematrícula ocorre quase que automaticamente e as famílias devem ficar atentas aos recados da unidade escolar, quando solicitarem a renovação de documentos com o comprovante de endereço (conta de luz) e declaração de vacinação em dia, além da assinatura do termos de matrícula. O processo de rematrícula ocorrerá de 7 a 9 de novembro nas Escolas e Cmeis.
Já em outros casos, quando o aluno está ingressando na Rede Municipal, ou quando sai do Cmei e vai para a escola, é necessário que as famílias se atentem às datas e especificidades de cada faixa etária. Vale lembrar que todas as crianças que completarem 4 anos até o dia 31 de março de 2023 estarão em idade escolar obrigatória e devem ser matriculadas.
Em todos os casos, já vale dar uma passada na unidade de saúde mais próxima com a carteirinha de vacinação do aluno, para verificar se está tudo em dia e já solicitar a declaração de vacina, que é um documento necessário tanto para matrículas novas quanto para rematrículas.
Cmeis
As famílias que têm crianças cadastradas no Cadun (Cadastro Único de Vagas para Cmeis) devem ficar atentas ao telefone nas próximas semanas e manter o cadastro com contato telefônico atualizado. As matrículas novas para Cmei’s e CEI’s encaminhadas pelo Cadun serão feitas a partir do dia 1º de novembro. Os responsáveis de alunos cadastrados na lista de espera devem aguardar o contato do Cadun, comunicando a existência da vaga, para então proceder com as demais etapas de matrícula.
A grande novidade é que as famílias que ainda não Têm os filhos cadastrados na lista de espera por vagas agora também podem fazer o cadastro de forma online, pelo link https://app.netpronto.com.br/?menu=exform&token=c095e801dac0e091f6a37d2cec8e21e9. Aqueles que preferem fazer o cadastro junto à equipe do Cadun, precisa agendar horário para o atendimento, nos números 4001-2861 ou 4001-2840.
Pré-escola e 1º ano
Nos dias 10 e 11 de Novembro acontecerá a matrícula para a pré-escola, para os alunos que já são da Rede Municipal ou aqueles encaminhados pelo Cadun. Nos dias 16 e 18 de novembro é a vez de matriculas os alunos que vão para o 1º ano, oriendos dos Cmeis, CEIs, ou de outras redes de ensino.
Transferências
Nos dias 21 e 22 de Novembro ocorrerão as matrículas por transferência, para os alunos das escolas municipais, sendo necessário apresentar a Declaração de Matrícula da escola de origem. A partir do dia 1º de fevereiro de 2023, com o retorno do atendimento administrativo nas escolas, também haverá matrícula por transferência para alunos oriubdos de outras redes ou de outros municípios, conforme disponibilidade de vagas.
Ensino Fundamental
Para os alunos de outras Redes de Ensino, que ingressarão na Rede Municipal, no Ensino Fundamental, poderão ser realizadas as matrículas após o dia 23 de Novembro.
ETI
De 28 a 30 de Novembro acontecem as matrículas específicas para as turmas da Educação em Tempo Integral, que ocorre nas unidades que oferecem esta modalidade, desde que todos os alunos já tenham sido devidamente matriculados.
EJA
Do dia 1º de Dezembro de 2022 a 1º de Março de 2023 serão realizadas as matrículas da EJA, para jovens e adultos que não frequentaram a escola ou não completaram as séries iniciais do Ensino Fundamental na idade certa. Para este público o atendimento é noturno, nas Escolas Municipais Aníbal Lopes (Floresta), Francisco Vaz (Interlagos), José Henrique (Morumbi), Maria Tereza (Santa Cruz), Neiva Ewald (Jardim Presidente) Maria Aparecida Fagnani (Riviera), Maria Neres (Jardim União) e Zumbi dos Palmares (assentamento Valmir Motta), e nos três turnos no Centro de Educação para Jovens e Adultos Paulo Freire.
Mais informações podem ser obtidas na escola mais próxima ou pelo 4001-2828.
Crédito: Secom