Educação

Não descarte o material escolar usado; ele pode servir para quem precisa

Imagens de movimentação de pessoas nas ruas do centro de curitiba. Movimento no comércio da região central de Curitiba. Vendas de material escolar - setor de material escolar - cadernos - canetas - lápis - lápís de cor -
Imagens de movimentação de pessoas nas ruas do centro de curitiba. Movimento no comércio da região central de Curitiba. Vendas de material escolar - setor de material escolar - cadernos - canetas - lápis - lápís de cor -

Cascavel – Falta menos de um mês para que as aulas das redes municipal e estadual de ensino iniciem o novo calendário escolar e os alunos comecem o novo ano letivo. E a famosa lista de material já começa a preocupar os pais. A correria atrás dos materiais acaba movimentando as lojas, mas por outro lado, há uma parcela que não tem recursos para comprar e é aí que entra a solidariedade entra em cena: quem tem material parado em casa, mesmo usado, pode doar e ajudar quem precisa.

Todo tipo de material escolar que esteja em boas situações de uso pode ser doado. Até cadernos que foram pouco utilizados podem ajudar. Em Cascavel, uma das formas de arrecadação é a 5ª Campanha de Material Escolar do sistema Sesc/Senac, que inicia na próxima segunda-feira (16), sendo que as doações podem ser entregues das 7h30 às 21h, nas duas sedes dos programas.

De acordo com a técnica de atividades do Sesc, Luciane Martini, é importante que todas as pessoas que tiverem itens para doar façam a doação que com certeza fará toda diferença para muitas crianças. A meta da campanha deste ano é arrecadar pelo menos 7,9 mil unidades de material escolar, que serão diretamente repassadas para 1.580 crianças que frequentam oito instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social.

“Recebemos todos os tipos de materiais, desde mochilas, até cadernos, lápis, canetas, borrachas, giz de cera, mas que estejam em boa situação de uso”, explicou Luciane. Segundo ela, como as aulas, em sua maioria, iniciam no dia 6 de fevereiro, as entregas estarão sendo feita para as entidades na medida em que forem arrecadando os itens, porém, a as doações podem ser feitas até o dia 17 de março e podem ser depositadas em uma caixa em frente à sede dos serviços (Sesc e Senac), de forma rápida. “Esperamos que a população nos ajude a alcançar o nosso objetivo”, completou.

Provopar

O Provopar de Cascavel também tem campanha permanente de arrecadação de materiais que é intensificada nessa época. Néia Alberton, coordenadora do programa disse que muitas famílias que não têm condições de comprar, acabam recorrendo ao serviço para pedir ajuda e, por isso, o Provopar também conta com a ajuda da comunidade para fazer a doação. Após uma triagem, são montados kits para entrega às famílias.

Os materiais devem ser levado até a sede do Provopar e a meta é de atender cerca de mil crianças e adolescentes que estão cadastrados junto ao programa. Eles recebem também todos os tipos de materiais que estejam em condições de uso.

Foto: AEN