As pessoas são diferentes umas das outras, incluindo o modo como aprendem. Segundo estudos da neurolinguística, existem três diferentes formas de percepção de informação: visual (que aprende vendo); auditivo (que aprende ouvindo); e cinestésico (que se aproveita dos sentidos relacionados ao movimento para guardar informações – aquele que aprende fazendo).
Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um desses. Para os vestibulandos, conhecer qual o estilo predominante para si mesmo pode ser um diferencial para se preparar para as provas.
Nos corredores e nas salas de cursinhos não é difícil encontrar alunos com apostilas grossas, cheias de anotações, com cada detalhe do que foi aprendido. Outros, mais auditivos, preferem prestar atenção e ouvir muito bem o que o professor explica, talvez até gravar para ouvir novamente mais tarde. E, aqueles mais cinestésico, fazem dos familiares e amigos seus próprios estudantes, pois aprendem melhor quando ensinam, se movimentando ou falando sobre aquilo que aprenderam.
“Em geral, eu percebo que a maioria dos alunos gosta de ler a teoria e fazer testes. É raro o aluno que fica só na teoria e não tão raro alunos que ficam só nos testes. Porém, tanto uma quanto outra acho que são formas equivocadas. A melhor maneira é o aluno dedicar um tempo para estudar a teoria e fazer tantos testes quanto possível”, instrui o professor e orientador do Curso Positivo, Luiz Fernando Cordeiro.
Quanto ao método de anotar, o professor conta que isso não é uma unanimidade: “Alguns alunos preferem ficar observando, ouvindo e vendo o professor, mas sem o hábito de anotar. Mas isso são alguns. Vários alunos preferem anotar, às vezes o conteúdo da lousa, algum detalhe do slide, alguns até o que o professor está falando. E eu vejo uma quantidade expressiva de alunos que gostam de anotar porque enquanto ele anota, isso o ajuda a manter a atenção durante a aula, evita a dispersão”, expõe. “Já gravar a aula é muito raro vermos, porque, na preparação do vestibular, o tempo é muito curto, então, gravar pra depois ouvir depois é um desperdício de tempo”.
Ele conta que, em seu trabalho de orientação com os alunos, tenta encontrar um equilíbrio entre as formas que aquele estudante mais aprende para que a leitura, a resolução de exercícios e os simulados se complementem. “O que devemos lembrar é que, no vestibular, é importante que o aluno tenha o conhecimento necessário para realizar a prova, independente da forma pela qual ele adquiriu esse conhecimento. O mais importante é aprender”.
E aprender utilizando os meio mais efetivos para si foi o que levou Lucas Fritzen, aluno do Curso Positivo, a conquistar uma vaga de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Lucas conta que sempre misturou bastante os métodos de estudo, mas que tem predominância cinestésica e auditiva: “Eu fazia muitos testes, como forma de revisar e até aprender coisas novas, e nunca anotava nada nas aulas, prestar atenção na explicação do professor era o suficiente para que eu absorvesse a informação e conseguisse revisar depois”, explica.
Para saber qual o estilo de aprendizagem é predominante, o aluno pode fazer o teste abaixo e otimizar seu tempo de estudos, de modo que tire proveito de suas facilidades:
- Eu gostaria mais de fazer este exercício:
- Por escrito
- Oralmente
- Realizando tarefas
- Gosto muito de ganhar um presente que seja:
- Bonito
- Sonoro
- Útil
- Tenho mais facilidade de lembrar nas pessoas:
- A fisionomia.
- A voz.
- Os gestos.
- Aprendo mais facilmente:
- Lendo.
- Ouvindo.
- Fazendo.
- As atividades que mais me motivam são:
- Fotografia, pintura.
- Música, palestra.
- Escultura, dança.
- Na maioria das vezes prefiro:
- Observar.
- Ouvir.
- Fazer.
- Ao me lembrar de um filme, vem a minha mente:
- As cenas.
b.Os diálogos.
- As sensações.
- Nas férias, gosto mais de:
- Conhecer novos lugares.
- Descansar.
- Participar de atividades.
- O que mais valorizo nas pessoas é:
- A aparência.
- O que elas dizem.
- O que elas fazem.
- Percebo que alguém gosta de mim:
- Pelo jeito de me olhar.
- Pelo jeito de me falar.
- Por suas atitudes.
- Meu carro preferido tem principalmente que ser:
- Bonito.
- Silencioso.
- Confortável.
- Quando vou comprar algo procuro:
- Olhar bem o produto.
- Ouvir o vendedor.
- Experimentar.
- Tomo decisões com base principalmente no que:
- Vejo.
- Ouço.
- Sinto.
- Em excesso, o que mais me incomoda é:
- Claridade.
- Barulho.
- Ajuntamento
- O que mais me agrada em um restaurante:
- O ambiente.
- A conversa.
- A comida
- Em um show, valorizo mais:
- A iluminação.
- As músicas.
- A interpretação.
- Enquanto espero alguém, fico:
- Observando o ambiente.
- Ouvindo as conversas.
- Andando, mexendo com as mãos.
- Eu mais me entusiasmo quando:
- Me mostram.
- Me falam.
- Me convidam para participar.
- Ao consolar alguém, procuro:
- Mostrar um caminho.
- Levar uma palavra.
- Dar um abraço.
- O que mais gosto em uma fogueira é:
- Olhar as chamas.
- Ouvir o crepitar da madeira.
- Sentir o calor
RESULTADO
Agora some quantas vezes você indicou cada letra e multiplique por cinco para obter os percentuais. Veja qual letra teve o maior resultado e confira abaixo qual seu método de aprendizado.
- Visual
- Auditivo
- Cinestésico