Acreditando na igualdade dos direitos, teve início no Centro Universitário de Cascavel – Univel o curso de Mecânica para Mulheres. A ideia surgiu da líder comunitária e representante do grupo Comunidade de Mãos Dadas e a Univel, Cléo Debiazi. “Nos dias de hoje não é mais possível fazer distinções entre essa atividade, se é para homens ou mulheres, todos podem muito bem realizar as mesmas tarefas. Então, no curso, as mulheres tiveram o contato com os conceitos básicos e conheceram de perto como funciona um motor”, conta Cléo.
Desenvolvido pelos cursos de Direito e Engenharia Mecânica, o projeto aconteceu no Centro Tecnológico da Univel, onde as alunas conheceram na prática os conceitos relacionados aos princípios de funcionamento de um carro e como alguns cuidados são fundamentais para seu funcionamento correto. “Apresentamos os principais componentes de um motor de combustão interna, forma de montagem, funcionamento do sistema de arrefecimento e lubrificação. Em um próximo encontro, abordaremos conceitos relacionados a direção, suspensão, transmissão e exaustão”, explica o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Germano S. C. Assunção.
Proprietária de uma automotiva no Paraguai, Daniela Rodrigues participou do curso e considera os aprendizados e as experiências transmitidos essenciais. “Esse curso foi muito importante. Ele me fez ter uma visão do futuro que quero para mim. Aprendi muito com a aula e confesso que fui embora com sede de mais conhecimentos. Como mulher, digo que esse projeto é 100% necessário e abrirá portas de trabalho a muitas mulheres”, ressalta.