A segunda-feira foi diferente para os alunos da Escola Municipal José Baldo, em Cascavel. A Escola construída em 1977 e reformada em 2002, tem 277 alunos do infantil 4º ano. E a partir de hoje (9), por um período máximo de 30 dias, elas estudarão na Unipar, para onde foram transferidas até que as obras de reparo na escola sejam concluídas.
A instituição de ensino da rede municipal foi atingida pelo tornado, nível F2, na última quarta-feira (4). Com os fortes ventos parte da estrutura da escola, foi danificada, o que fez com que a Semed (Secretaria Municipal de Educação), buscasse alternativas para acomodar as crianças e desta forma não prejudicar o andamento do ano letivo e as atividades pedagógicas que são realizadas com os pequenos.
“As crianças da Escola Municipal José Baldo estão em um espaço apropriado. Fomos recebidos com muito carinho e cuidado pela direção da Universidade, câmpus de Cascavel, que abriu espaço de forma gratuita, para que nossos alunos pudessem estudar. Inclusive as crianças terão à disposição outros espaços da Universidade para que as demais atividades escolares possam ser realizadas, como o anfiteatro e o jardim de inverno, que será usado como pátio para os alunos”, afirmou a secretária Márcia Baldini, que acompanhou a transferência das crianças da escola até o prédio da Unipar.
“Além de toda nossa estrutura colocada à disposição das crianças, ainda estamos providenciando brinquedos para que elas se sintam acolhidas aqui na Unipar. Estamos felizes em recebê-las aqui e é muito bom ver estes rostinhos sorridentes ocupando nossas salas de aula. Este é nosso papel: devolver à comunidade de Cascavel, um pouco de tudo o que ela nos proporciona ao longo dos anos que aqui estamos. Elas podem ficar aqui o tempo que for necessário para a reconstrução e readequação da escola. A universidade é das crianças da escola José Baldo agora”, disse o diretor da Unipar, Raphael Sahd.
Transporte das crianças
O transporte das crianças da escola até a Unipar e no retorno para casa, será feito pela Semed. Os pais precisam apenas continuar levando as crianças até a escola e buscando-as no final do período letivo de cada uma. “Os alunos estão seguros e confortáveis aqui e nossos professores estarão aqui para atendê-las em tudo o que precisarem. Inclusive a merenda escolar, estamos trazendo do Ceavel, para os nossos alunos. Apenas a parte administrativa da escola continuará funcionado na rua Públio Pimentel, 1003, no bairro Alto Alegre. Com esse atendimento as crianças não terão prejuízos na aprendizagem e o calendário será mantido”, garantiu Ana Paula Figueredo Fukuda, diretora da Escola Municipal José Baldo.
A Secretária Márcia Baldini, informou ainda que a Escola Municipal, José Baldo, está na lista de prioridades da Semed, para nova edificação ” e até por isso, as intervenções nesta unidade, serão de forma pontual, porque estamos na fase de elaboração do projeto para conseguirmos recursos para construir uma escola nova onde está hoje a Escola José Baldo”.
Os investimentos emergenciais nas unidades escolares devem girar em torno de R$ 250 mil. “Esses recursos serão usados em obras no CMEI Pedro Dambros , no Alto Alegre, CMEI São Francisco, no Periollo, Doce Infância, no bairro Cataratas, Sonho de Criança, no São Cristóvão, Escola Municipal Emília Galaffassi, no Parque São Paulo, Escola Neiva Ewald e Escola José Baldo”, finalizou a secretária Márcia Baldini.
Fonte: Secom