Aproximadamente 60% dos candidatos aprovados no vestibular 2017/2018 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) são ex alunos da rede pública de ensino. Este ano, foram aprovados 3.195 estudantes por concorrência geral e por meio do sistema de cotas.
A superintendente da Educação, professora Ines Carnieletto, destacou que o bom desempenho dos alunos da rede pública é resultado das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação que refletiram na qualidade da educação pública paranaense, como apontou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Esse resultado é muito importante porque representa o trabalho e esforço coletivo que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos por parte da Secretaria da Educação, com fortalecimento dos cursos de formação continuada, do desempenho dos nossos professores e equipes diretivas e disciplinares, além do empenho e dedicação dos nossos alunos”, disse a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.
O último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado em 2016, apontou avanços na educação pública paranaense. O índice da rede pública estadual no ensino médio foi 3,6. No ensino fundamental a rede estadual teve 4,3 para os anos finais e 6,1 para os anos iniciais.
O ensino médio nas instituições públicas passou da 8ª para a 5ª posição, se comparado ao levantamento anterior, contribuindo de maneira significativa para que o Estado tenha alcançado a 6ª posição na classificação geral. “Também tivemos ações pontuais desenvolvidas pela Secretaria da Educação que tiveram impacto direto no desempenho dos estudantes”, lembrou Ines.
A oferta de cursos para formação continuada aos professores e demais funcionários da educação também refletiram na qualidade do ensino público. Os cursos fazem parte do programa Minha Escola Tem Ação (META), carro-chefe da área pedagógica. O programa busca elevar os índices educacionais, reduzindo o abandono e a reprovação por meio de uma boa gestão escolar.
Os aprovados no vestibular da UFPR devem fazer as inscrições entre os dias 29 desse mês ao dia 1° de fevereiro e as matrículas poderão ser feitas a partir da primeira semana de fevereiro. As aulas do primeiro semestre começam no dia 19 de fevereiro.