NOVA YORK – A rede de supermercados Walmart Stores disse nesta segunda-feira que planeja vender seu negócio de comércio eletrônico chinês Yihaodian para a varejista online chinesa JD.com por uma fatia de 5% na companhia, em uma aliança estratégica que visa expandir o alcance da Walmart no país asiático.
Sob os termos do negócio, a JD.com vai lançar cerca de 145 milhões de novas ações clase A para o Wal-Mart, avaliadas em cerca de US$ 1,5 bilhão considerando o atual valor de mercado da JD.com.
O Walmart assumiu uma fatia na Yihaodian, que tem foco em vendas online de gêneros alimentícios, em 2011 antes de atingir controle total em julho passado.
Pelo acordo, a JD.Com, segunda maior varejista online da China, vai controlar a marca e o site da Yihaodian, enquanto o Walmart continuará a operar o negócio de vendas diretas da Yihaodian e vai vender no marketplace da Yihaodian.
O acordo dará ao Walmart acesso ao tráfego online da JD.Com e expandirá seu alcance no mercado chinês.