RIO – O dólar segue em alta, perto seu maior patamar em sete meses contra uma cesta de moedas, nesta quarta-feira, após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) publicar sua minuta, reforçando as expectativas de que os juros nos EUA subirão em dezembro. Após a divulgação do documento, o Dollar Index Spot, que compara a divisa com outras dez, ganhava 0,25%, a 97.933 pontos. Pouco antes da publicação da minuta, chegou a 98.043 pontos, maior patamar em sete meses.
No país, o mercado acionário manteve ganhos modestos. O Dow Jones teve oscilação positiva de 0,09%, enquanto o S&P ganhou 0,11%. A bolsa eletrônica Nasdaq perdeu 0,15%.
?Não há nada novo vindo do Fed e os balanços sairão em breve [a temporada de divulgação começou na terça-feira], então os investidores estão observando como serão os resultados antes de comprar mais ações? disse à agência Reuters Steve Massocca, chefe de investimentos da gestora de investimentos Wedbush LLC, em San Francisco.
Na Europa, as bolsas fecharam em queda. O FTSE, de Londres, teve desvalorização de 0,66%, em mais um dia de depreciação da libra. O Dax, de Frankfurt, perdeu 0,51%. O CAC 40, de Paris, recuou 0,44%.
O petróleo também fechou em baixa, com os investidores aparentemente insatisfeitos com o andamento dos acordos para congelamento da produção. Em Nova York, o WTI perdeu 1,12%, a US$ 50,22. Em Londres, o Brent, referência para o mercado brasileiro, caiu 1,13%, a US$ 51,82.