CARACAS – Membros do governo de Nicolás Maduro e da oposição venezuelana se reuniram nesta sexta-feira na República Dominicana, para tentar retomar o diálogo num momento em que os oponentes do presidente socialista tentam um referendo revogatório para encurtar o mandado do presidente do país, afirma a rede de televisão Telesur.
“A Telesur conseguiu confirmar que ocorreu a reunião exploratória de diálogo e de paz, no respeito à soberania nacional, a Constituição e o bem-estar do povo venezuelano”, disse o presidente da Telesur, Patricia Villegas, em sua conta no Facebook na sexta-feira.
Vários ex-presidentes, organizações regionais e governos da região pediram nessa semana que haja um diálogo entre Maduro e a oposição para reduzir a tensão que existe no país, mergulhado em uma grave crise econômica, com a maior inflação do mundo, recessão e escassez de bens.
Para a oposição, que considera Maduro o principal responsável pela crise, o herdeiro do falecido presidente Chávez preciva sair com um referendo revogatório, que a Justiça Eleitoral não quer realizar.
Já o presidente e seus apoiadores dizem que a oposição faz guerra ecônomica, com ajuda estrangeira, para semear o caos no país e assim tomar o poder.