Cotidiano

Trump critica proposta de republicanos de enfraquecer órgão de controle do Congresso

Trump General MotorsWASHINGTON ? A retomada do Congresso com os novos parlamentares eleitos em novembro já começa com polêmicas com o presidente eleito Donald Trump, que assume no dia 20. Ele se posicionou na manhã desta terça-feira, pelo Twitter, contra a decisão dos republicanos da Câmara dos Representantes que votaram, na noite de segunda-feira, para uma proposta para enfraquecer o Conselho de Ética da casa. Trump

?Concentre-se na reforma tributária, saúde e tantas outras coisas de muito maior importância!”, escreveu Trump, que ainda usou na mensagem a sigla DTS, um acrônimo em inglês para ?drenar o pântano?, o slogan anti-corrupção da campanha de Trump.

Se a proposta dos deputados republicanos for adiante, o órgão independente de controle poderá apenas fazer declarações públicas contra parlamentares, sem grandes investigações. Os deputados poderiam, inclusive, interromper alguns procedimentos do órgão. Também fica mais difícil fazer investigações a partir de denúncias anônimas.

Trump, contudo, não condenou completamente a proposta dos deputados, apenas disse que isso não é uma prioridade. Isso pode indicar uma tentativa de Trump influenciar na agenda do Congresso sem negociação prévia com os parlamentares ou ainda uma falta de diálogo entre o presidente eleito e sua base. O presidente da Câmara, Paul Ryan, e o líder da maioria no Senado, Kevin McCarthy, ambos republicanos, condenaram a proposta dos colegas republicanos, temendo a repercussão negativa da medida junto à opinião pública.