LOS ANGELES ? A ofensiva de Donald Trump contra a mídia tradicional americana não é novidade. Mas, nesta quarta-feira, desde pouco antes do terceiro e último debate presidencial, o republicano inovou ao oferecer uma transmissão alternativa do confronto aos eleitores, segundo ele, ?cansados da parcialidade? da imprensa em favor da rival Hillary Clinton. Não que a campanha do empresário tenha ignorado a ferramenta ao vivo durante a corrida eleitoral ? desta vez, no entanto, a #TrumpTV assumiu a face de um veículo midiático.
?Se você está cansado da cobertura da mídia (também conhecida como torta financiadora de Hillary), conecte-se à minha transmissão ao vivo no Facebook?, anunciava Trump antes do debate. ?Você não vai querer perder. Aproveite!?
Pela primeira vez, na página oficial de Trump no Facebook, a campanha republicana montou um cenário ? de molde semelhante aos estúdios da imprensa que rejeita, pensou uma programação original e ofereceu análises próprias, no que foi especulado como a primeira transmissão de uma futura cadeia de TV do milionário. O produto disputou a audiência com a mídia mainstream e perdeu apenas para a ABC News na plataforma de Mark Zuckerberg. No começo do programa, o número de espectadores logo alcançou 200 mil ? depois, caiu para 120 mil, mas se recuperou e se estabilizou em 170 mil usuários conectados no meio do embate.
A infraestrutura coube à Right Side Broadcasting, uma rede de streaming conservadora baseada no Alabama. A programação levantou as especulações sobre a entrada do empresário do ramo imobiliário no setor midiático. No começo da semana, o ?Finantial Times? revelou que o genro de Trump, Jared Kushner, teve conversas informais com o presidente executivo da LionTree Advisors, Aryeh Bourkoff, para criar uma cadeia de TV após as eleições. A negociação não teria prosperado. Mais tarde, o CEO da campanha republicana, Steve Bannon, deixou a expectativa no ar, em entrevista à CNN: ?Trump é um empreendedor?.
Ao “Washington Post”, o magnata disse no mês passado que não tinha interesse em ter seu próprio veículo de comunicação. Os rumores, segundo ele, eram falsos.