RIO. O presidente Michel Temer e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputam os dividendos políticos da conclusão das obras de transposição do São Francisco. Temer deve participar, no próximo sábado, de solenidade na Paraíba para marcar a chegada da água do rio àquele estado.
Já Lula, em cujo governo o empreendimento foi iniciado, pretende visitar, ainda este mês, obras da transposição na Paraíba e em Pernambuco, conforme antecipou a coluna Panorama Político.
Os petistas ficaram incomodados com a inauguração, por Temer, no final de janeiro, sem dar crédito a Lula, de uma estação de bombeamento do Eixo Leste em Floresta, no sertão de Pernambuco.
O Nordeste é a região em que o governo Temer tem sua pior avaliação, segundo pesquisa Datafolha divulgada em dezembro. Enquanto 51% dos brasileiros avaliavam a gestão do peemedebista como ruim ou péssima, no Nordeste esse percentual era de 60%, a mais alta do país.
Até o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), visitou o reservatório de Copiti, em Pernambuco, no último dia 22, explorando o empréstimo de bombas da Sabesp, a empresa de saneamento do estado de São Paulo.
Em sua página na internet, o governo de São Paulo divulgou, na ocasião, texto com o título: ?Alckmin confere funcionamento de bombas da Sabesp na transposição do Rio São Francisco?
O governador de São Paulo assumiu em público, nesta segunda-feira, que quer se candidatar ao Palácio do Planalto no ano que vem.