Cascavel – O dia 1º de dezembro é lembrado como Dia Mundial de Combate à Aids ou Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2013, 35 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde, por meio do Cedip, desenvolverá diversas atividades educativas e de orientação, nesta terça-feira (1º).
A atividade tem por objetivo alertar a população quanto à importância da prevenção por meio do uso do preservativo e do diagnóstico precoce para melhor tratamento ao paciente.
Das 8 às 19 horas, no canteiro central da Avenida Tancredo Neves, em frente ao Cedip, serão feitos testes rápidos, abordagens e orientação aos pedestres e em empresas próximas, com apoio do Sesc, Grupo de Apoio, UBS Santa Cruz, USF Santos Dumont e USF São Salvador. O local estará sinalizado com laço vermelho e colcha de retalhos.
Também no Terminal Oeste, das 14 às 17 horas, serão realizadas abordagens, com entrega de material educativo, preventivo e laço vermelho.
A Praça do Migrante receberá iluminação vermelha, de acordo com solicitação da rede de pessoas vivendo com HIV/Aids à Secretaria de Serviços e Obras Públicas.
O Dia de Luta Contra a Aids também contará com palestras agendadas, com fornecimento de material pelo Cedip nos seguintes locais: I Riedi, Globoaves, Coopavel, Polibag, Copel – Capitão L. Marques, 10ª regional de Saúde, Prefeitura de Cascavel – medicina do trabalho, Secretaria de Saúde, Representante Avon Cosméticos.