Cotidiano

Secretaria de Saúde dá início a Semana de Combate à Dengue

A Secretaria de Saúde, realizará de 23 a 28 de novembro, diversas ações de combate à dengue

Cascavel – Teve início na terça-feira (23), a Semana D de Combate da Dengue. Profissionais da Saúde participam, até às 12 horas, no auditório da Prefeitura, de uma capacitação sobre manejo clínico, classificação de risco e diagnóstico do paciente com dengue, febre chikungunya e febre zika vírus.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a 10ª Regional de Saúde, promoveu este curso a médicos e enfermeiros dos 25 municípios que compõem a regional, com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde desses municípios.

Todas as doenças em questão, são transmitidas pelo Aedes aegypti. A dengue pode levar o paciente a óbito, a febre chikungunya pode resultar em doenças crônicas. Além disso, no último dia 12 de novembro, o Ministério da Saúde declarou, por meio da portaria GM 1813, Espin (Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional) devido à mudança de padrão de ocorrência de microcefalia no Brasil, tendo como possível causador do zika vírus.

“Sabemos que, apesar de importante, a capacitação de médicos e enfermeiros é somente uma das ações recomendadas objetivando o controle destas doenças e que o combate ao mosquito transmissor é ainda a forma mais eficaz de enfrentarmos este problema e é diretamente de responsabilidade de cada um”, destacou o secretário de Saúde, Reginaldo Andrade.

A Secretaria de Saúde, realizará de 23 a 28 de novembro, diversas ações de combate à dengue. 

Mutirão de limpeza

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Controle de Endemias, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, realizará mutirão de limpeza no Julieta Bueno, Jesuítas, Sanga Funda, Tarumã, Tocantins, Interlagos, Brazmadeira e Melissa, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.