BRASÍLIA – A satisfação dos consumidores de energia elétrica atingiu o pior nível nos últimos 12 anos, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee). No ano passado, o indicador caiu 2,9 pontos percentuais, de 77,3% para 74,4%, o menor desde 2005, sendo que a pesquisa é feita desde 1999.
Segundo Nelson Leite, presidente da Abradee, a queda do indicador teve uma ?correlação enorme? com o aumento das contas de luz. A partir do ano passado, as contas tiveram um realinhamento pelo chamado ?realismo tarifário? adotado pelo governo. Incluindo as bandeiras tarifárias, as contas dispararam no ano passado e foram captados pelas entrevistas feitas entre fevereiro e março.
? O consumidor penalizou a imagem das distribuidoras por causa da conta maior ? disse Leite.
Para a pesquisa foram entrevistados consumidores de 26.575 residências, em 870 municípios, distribuídos em todas as regiões do País, e Distrito Federal.
Para Leite, o setor espera que o indicador de 2016 seja o ?fundo do poço?. Isso porque ele já vê indícios de que a satisfação dos consumidores deva retomar no próximo ano. Entre os motivos para isso estão o fim da cobrança da bandeira tarifária no início deste ano e a tendência de reajustes menores das distribuidoras.
? Estamos com uma visão otimista de que entramos em um viés de baixa das tarifas.