COLÔNIA, Alemanha ? Um pedaço de tecido com uma gota de sangue do Papa João Paulo II foi roubada da Catedral de Colônia, informou a polícia alemã neste domingo.
O roubo foi relatado por um visitante que sentiu falta da relíquia e alertou um representante da igreja. O tecido estava em um recipiente de vidro na base da estátua de João Paulo II, que liderou a Igreja Católica papa de 1978 até sua morte, em 2005, e foi canonizado em 2013.
A polícia afirmou que, para retoirar o tecido de lá, o ladrão teve que quebrar o recipiente, que mede cerca de 40 centímetros, é de bronze prateado e é de autoria do artista Bert Gerresheimer. Trata-se de uma recordação da visita do então Papa à cidade de Colônia, em 1980.
A violação teria ocorrido durante a noite de sábado para domingo.
? Embora o valor material seja baixo, o valor espiritual é muito maior ? disse o deão da catedral, Gerd Bachner.
Para ele, o furto da relíquia não é apenas uma demonstração de impiedade, “mas também um dano a esse grande homem, mesmo após sua morte ? e a todos aqueles que procurem esse memorial na Catedral”, condenou Bachner, em um comunicado divulgado pela polícia.
Bachner fez um pedido para que o ladrão devolva a relíquia.
Este não é o primeiro roubo envolvendo uma relíquia com o sangue de João Paulo II: em 2014, um relicário guardado em uma pequena igreja próxima à Roma foi retirado de lá e, até hoje, não foi encontrado.