MOSCOU O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou neste sábado o seu querido amigo Fidel Castro, que comemora 90 anos neste sábado. Em carta publicada no site do Kremlim, Putin destacou o líder cubano por sua dedicação ao povo de Cuba e sua contribuição para a boa relação entre os dois países.
Na Rússia você goza de um grande respeito como homem de Estado destacado, que dedicou toda a sua vida ao serviço do povo de Cuba, escreveu Putin. É difícil superestimar sua contribuição pessoal ao desenvolvimento das relações de amizade e cooperação entre os nossos países.
Desejo boa saúde, longevidade, vitalidade e prosperidade, concluiu Putin.
Após o êxito da Revolução Cubana, em 1959, Castro implantou o regime comunista no país, desafiando o vizinho Estados Unidos e convertendo Cuba em um importante aliado da então União Soviética.
Mas a dissolução da União Soviética, em 1991, gerou graves consequências para a economia cubana que, de um dia para o outro, perdeu a ajuda financeira que recebia de Moscou para enfrentar o embargo econômico imposto pelos EUA.
Nos últimos anos, Putin vem trabalhando para reavivar as relações entre Moscou e Havana, sobretudo no cenário atual de distanciamento entre Rússia e EUA. A última vez que os dois líderes se encontraram foi em 2014, quando Putin visitou a ilha caribenha.