Santa Helena – A administração pública de Santa Helena, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, trabalha desde julho de 2013 com o Programa de Inseminação Artificial. O programa conta com incentivos para o pagamento dos serviços veterinários relacionados aos procedimentos de fertilização, um total de R$ 839,6 mil no período de vigência. São 23.991 procedimentos realizados.
O chefe da Divisão de Pecuária, Volmar Sbardelotto, destaca que os benefícios aos produtores rurais estimula a permanência na atividade rural, resultando em diversas melhorias que refletem em um cenário mais positivo à economia geral do município, como por exemplo no aumento da produtividade.
Em 2013, segundo dados repassados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com base em números do Departamento de Economia Rural (Deral), a produção do município era de 36 milhões de litros de leite por ano, volume que, em 2015 passou para 41,1 milhões, acréscimo de 5,1 milhões.
Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Darinês Wilsmann, o aumento de produção também significa quase R$ 5 milhões a mais por ano para a economia geral de Santa Helena. Conforme Wilsmann, os resultados positivos de produtividade advêm, tanto da melhora genética dos animais quanto de ambientes melhores para o abrigo dos animais, já que o município também oferece incentivos em materiais para a construção de estábulos.